🗞️ 7 notícias a não esquecer
Nuno Marques, coordenador nacional do plano de ação para o envelhecimento ativo e saudável, falou no evento Forbes Health Care Summit 2024 sobre a app Prevenção 4all, uma aplicação que reunirá informações de áreas chave de prevenção da saúde, que se prevê que seja lançada no primeiro semestre do ano de 2025.
Ema Paulino, Presidente da Associação Nacional de Farmácias, considera que, dada a rede das farmácias estar em todo o território nacional e até o grau de proximidade (quase familiaridade e empatia) que as farmácias conseguem com os seus utentes, estes estabelecimentos são, já hoje, muito mais do que meros pontos de venda de medicamentos, podendo também ser importantes a perceber as necessidades psicológicas dos seus utentes. E sobre isso há um projeto em curso sobre o qual Ema Paulino falou no Forbes Health Care Summit.
Gustavo Jesus, médico psiquiatra, Diretor Clínico do PIN – Partners in Neuroscience e autor do livro “300 mil anos de ansiedade”, desfez algumas crenças “populares” em torno da doença mental no Forbes Health Care Summit. E surpreendeu, seguramente, alguns presentes ao afirmar que “a doença mental é mensurável ao contrário do que se pensa”. E explicou em que medida se mede.
Com o envelhecimento da sociedade, a esperança na longevidade foi um dos temas debatidos no Forbes Health Care Summit. Jaime Branco, médico reumatologista e diretor científico da Nova Medical School, o cardiologista Manuel Carrageta, presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, e Francisco Campilho, CEO da Victoria Seguros, elencaram aspetos em que as pessoas podem investir para promover essa longevidade. Alguns não tão óbvios.
O diretor da Médicos Sem Fronteiras Portugal, João Antunes, na primeira edição do Forbes Health Care Summit, realçou que ação humanitária não se resume apenas a cuidados de saúde. É também estar próximo das populações que estão a viver em situações de emergência, a quem prestam assistência, e criar impacto: é “restaurar dignidade às populações que estão a sofrer”.
A Inteligência Artificial (IA) não vai substituir o homem nos serviços de saúde, mas vai ajudar a ter melhor soluções na saúde. Será uma das ferramentas essenciais para afastar os médicos dos computadores e voltar a humanizar a relação entre médico e paciente. Esta foi uma das conclusões do painel “A Inteligência Artificial na Vida Real” do Forbes Health Care Summit, no qual participaram três especialistas: Ricardo Batista Leite, CEO da organização mundial Health.AI, Nuno Prego Ramos, CEO da Valvian, e Sérgio Ferreira, partner da EY e especialista em IA.
Eugenia Vispo, diretora de medical affairs & regulatory da Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal, e Francisco Goiana da Silva, médico e ex-membro da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), analisaram a medicina personalizada, ou de precisão como preferiram os oradores, das suas vantagens, desafios e custos.
🧐 A frase da semana
Convidado a falar no Forbes Health Care Summit logo após o painel sobre o desafio da medicina personalizada, Nelson Évora, atleta campeão olímpico no triplo salto, deu seguimento a um dos pontos abordados ao mencionar que “o setor privado é, na realidade, a salvação dos atletas”, ao lhes dar respostas para as necessidades de tratamento e realização de exames de diagnóstico quando, efetivamente, eles são necessários. E deixou uma observação: “Gostaria muito que a minha Federação [Portuguesa de Atletismo] viesse a este tipo de debates, porque assim poderia dar um melhor serviço aos atletas”.
✔️ O positivo
Francisco Nogueira, co-fundador da Glooma, avançou no evento da Forbes que a startup já teve a sua primeira reunião com a FDA dos Estados Unidos, para certificação da Sense Glove naquele país.
❌ O negativo
A multinacional norte-americana Tupperware iniciou o processo de declaração de falência, arrastada pela queda nas vendas, mas vai procurar a aprovação do tribunal para continuar a operar.
📖 A LER
Esta semana revelamos as quatro mulheres portuguesas mais poderosas da saúde, de acordo com o ranking Forbes. Conheça o ranking e leia o percurso destas figuras notáveis: Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde; Maria do Carmo Neves é co-fundadora e presidente do Conselho de Administração do Tecnimede; Purificação Tavares, fundadora e gestora da CGC Genetics/Unilabs; Maria Manuel Mota Dias, investigadora.
📻 A OUVIR
Novo episódio do 30 Under 30 – A Viagem, um podcast sobre a Classe 2024 da lista 30 Under 30. Esta semana damos a conhecer Pedro Cabaço, nomeado na categoria Tecnologia & Inovação, que, aos 13 anos, criou o seu primeiro jogo para iOS e em 2020 fundou a Volt Games em conjunto com três amigos. A empresa conta já com mais de 2 milhões de downloads e uma ronda de investimento no valor de 1,5 milhões de dólares.
🎥 A VER
O Forbes Health Care Summit 2024 juntou especialistas à volta do tema da saúde e bem-estar. Percorra a galeria das fotos para ver como tudo aconteceu e assista ao vídeo, com a transmissão integral de todo o evento.
🍲 A SABOREAR
A Pepsi assinou uma parceria com o Sport Lisboa e Benfica que lhe garante a presença exclusiva como patrocinador oficial da FAN ZONE do Estádio da Luz. O acordo estende-se por três épocas desportivas.
Bom fim de semana!!