Isabel Vaz lidera os destinos do Grupo Luz Saúde desde a sua fundação, no ano 2000, designado na altura de Grupo Espírito Santo Saúde. Aos 57 anos, esta executiva, filha de um médico, mas com uma licenciatura em Engenharia Química, concluída no Instituto Superior Técnico (IST), é a cara mais mediática da saúde privada em Portugal. Lidera, segundo o ranking de 2024 da Forbes Portugal, a lista das Mais Poderosas na Saúde.
Tinha apenas 33 anos quando foi desafiada pelo presidente do Grupo Espírito Santo (GES), Ricardo Salgado, a liderar os destinos desta nova área de negócio do grupo entretanto desaparecido. Trabalhava então na consultora McKinsey e enfrentou o desafio com a audácia de quem é jovem e não fazia ideia do que iria encontrar pela frente, como os lóbis do setor e a resistência à mudança, como confessou em entrevista.
Ao alcançar uma pontuação de 72 pontos, Isabel alcançou o topo da lista das Mais Poderosas nos Negócios, lista de 2024 da revista Forbes Portugal, na categoria de Saúde.
À distância de mais de duas décadas, reconhece que foi precisamente a “juventude”, a sua e a da equipa que acompanhou, que garantiram o sucesso do projeto: “Se calhar se fosse hoje, eu não me tinha atrevido a tanta coisa. Aos 33 anos não se tem medo de rigorosamente nada”, revelou.
Isabel Vaz: Liderar é um desafio
Foi com uma liderança segura que enfrentou todos os desafios – nomeadamente a queda do império BES – e construiu uma rede de saúde privada que já conta com 30 unidades: 14 hospitais privados, 15 clínicas privadas e uma residência sénior. Em 2023, o grupo registou um crescimento de 11,3% dos rendimentos operacionais consolidados, que atingiram os 666,9 milhões de euros, empregando cerca de 13.700 colaboradores.
Fascinada pelo setor da saúde, Isabel Vaz considera que a liderança nesta área é um desafio que motiva qualquer gestor: ninguém manda nos médicos ou há lideranças ou não se chega a lado algum, referiu em entrevista.
A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se na lista as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.