🗞️ 7 notícias a não esquecer
Ana Figueiredo nasceu em Lisboa no ano da Revolução dos Cravos e cresceu entre Benfica e o Estoril. Hoje é uma das mais bem-sucedidas gestoras nacionais, tendo assumido a liderança da Altice Portugal em 2022, substituindo Alexandre Fonseca. É a mais influente mulher do país na categoria de Tecnologia e Telecomunicações do ranking anual realizado pela Forbes Portugal, as Mais Poderosas nos Negócios.
Daniela Braga fundou, em 2015, a Defined.ai – na altura com o nome DefinedCrowd -, e tornou-se numa das mais influentes especialistas em Inteligência Artificial (IA) no mundo.
Cristina Fonseca tornou-se conhecida no mundo das tecnológicas quando fundou, apenas com 24 anos, a Talkdesk, ao lado do colega do IST, Tiago Paiva. Em 2016 foi considerada um dos líderes 30 Under 30 das Forbes e é uma das mulheres mais poderosas do país.
A liderar a SIBS desde 2015, Madalena Cascais Tomé é uma das mais conceituadas gestoras nacionais, e foi reconhecida recentemente como uma das 25 mulheres líderes na tecnologia da Europa, no relatório “The Top 25 Women Leaders in Financial Technology Report of Europe 2023”.
Os EUA lançam um programa de empreendedorismo que vai premiar as mulheres portuguesas com projetos diferenciadores. Também mulheres ucranianas que residem em Portugal podem concorrer ao programa.
A Organon é uma companhia farmacêutica, com presença global, que surgiu em 2021 através de um processo de spin off da MSD – Merck Sharp & Dohme. O foco da nova companhia é a especialização na saúde da mulher, através do acesso a terapêuticas e soluções direcionadas para este mercado. A empresa refere que já têm um portofolio de 60 medicamentos e outros produtos destinados à saúde reprodutiva, doença cardiovascular, dermatologia, alergias e asma. Com presença em 140 mercados, a empresa está também presente em Portugal desde 2021, sendo liderada atualmente pela gestora portuguesa Sofia Ferreira, com quem falámos.
Em colaboração com a Microsoft, a empresa portuguesa Visual Thinking criou um assistente virtual de Inteligência Artificial para apoiar os psicoterapeutas, através da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
🧐 A frase da semana
“A IA Generativa está a revolucionar a função de RH, e as empresas que a integraram em larga escala, e com sucesso, já estão a colher benefícios consideráveis”, afirma o vice-presidente executivo e Chief People Officer do grupo Inetum, Bruno Da Sola, que esteve em Lisboa para tomar o pulso da filial portuguesa e conversou em exclusivo com a Forbes Portugal sobre as apostas estratégicas para continuar a crescer num mundo tecnológico marcado por inovações como a Inteligência Artificial.
✔️ O positivo
A Ownever é uma marca de luxo portuguesa dedicada à criação de peças intemporais e sustentáveis que pretende também apoiar os artesãos locais. A partir de algumas peças de couro originalmente destinadas a coleções de alta-costura e esquecidas num canto, a Ownever criou uma mala exclusiva, feita à mão, a Olive, feita para durar. Temos a história para lhe contar.
❌ O negativo
A Federação Nacional de Apicultores de Portugal estima que os incêndios que lavraram no país desde o início do ano provocaram a perda de cerca de 9.000 colmeias, o equivalente a cerca de 1,8 milhões de euros de prejuízos.
📖 A LER
Tova Leigh é formada em Administração e Direito e trabalhou como advogada de direito do trabalho. Esta é a parte aborrecida da carreira desta britânica nascida em Israel. A parte interessante da sua carreira é que ela deixou os “calhamaços das leis” para se tornar numa das comediantes do momento no Reino Unido, cuja tour mundial passa por Lisboa. Em entrevista à Forbes, ela falou de si, do seu percurso, do que a inspira e do que podem os espetadores portugueses esperar do seu espetáculo “Honey! I’m Losing It”, no dia 8 de outubro, no Teatro Maria Matos.
📻 A OUVIR
Os festivais de música de verão têm o seu nome ligado a marcas comerciais, que os patrocinam e que esperam que junto dos consumidores esse naming lhes dê notoriedade e lhes traga brand awareness, atributo que influencia a preferência do consumidor, a fidelidade à marca e, a partir daí, as vendas. Quem lucrou mais este ano?
🎥 A VER
Cinco obras da artista Maria Helena Vieira da Silva foram vendidas em leilão, em Paris, por um total de 418 mil euros, anunciou a leiloeira Christie’s. Conheça as obras e os valores que atingiram.
🍲 A SABOREAR
A Quinta do Pessegueiro abre as portas ao público, para uma degustação de vinhos que geralmente não estão disponíveis para prova. Depois pode sempre saborear um café, cujo preço continua a subir nos mercados internacionais: uma tonelada custa agora 5 mil dólares. Até onde vai chegar o preço de um café expresso?
Bom fim de semana!!