Daniela Braga fundou, em 2015, a Defined.ai – na altura com o nome DefinedCrowd -, e tornou-se numa das mais influentes especialistas em Inteligência Artificial (IA) no mundo. A sua startup, sediada nos Estados Unidos, já recolheu mais de 80 milhões de dólares (cerca de 72 milhões de euros) em financiamento, e foi considerada uma das 100 com potencial de elevado crescimento. A empreendedora foi nomeada, em 2021, membro da taskforce de research em IA do presidente norte-americano Joe Biden.
A revista Forbes Portugal colocou-a, pela segunda vez no ranking das Mais Poderosas dos Negócios em Portugal, na Categoria de Tecnologia e Telecomunicações, já que o ranking deste ano foi organizado em 11 categorias.
Com uma avaliação de 66 pontos em 100, a empreendedora nacional conquistou o segundo lugar da categoria de Tecnologia e Telecomunicações do ranking anual da Forbes Portugal, a lista das Mais Poderosas nos Negócios.
Licenciada em Línguas e Literatura Portuguesa, e com um mestrado, fez investigação na Faculdade de Engenharia do Porto, e deu aulas na Universidade da Corunha. Entrou na Microsoft depois disto e em 2013 mudou-se para a norte-americana Voicebox. Com um doutoramento em Speech Tecnology, decidiu mudar de vida, encontrando na IA uma janela de oportunidades. Angariou investimento e lançou com sucesso o seu projeto nos Estados Unidos.
A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.