🗞️ 7 notícias a não esquecer
Francisca van Dunem foi a personalidade destacada na segunda edição do Forbes Women’s Summit. No seu discurso falou da importância de darmos voz a raparigas e mulheres que ainda não a têm.
Foi no painel Ask the CFO, no evento Forbes Women’s Summit, que Ana Luísa Virgínia, da Jerónimo Martins, e Rute Cruz, da AON, debateram os desafios da sua profissão e as vantagens de ser mulher. O entendimento é de que as mulheres têm um espírito de missão que traz vantagens.
O fundador do Grupo Media9, N’Gunu Tiny, destaca papel das mulheres na sociedade, promovendo debates sobre diversidade e igualdade de género.
Isabel Capeloa Gil (Universidade Católica) e Benedita Miranda (Foundever) falaram da sua experiência de liderança, no Forbes Women’s Summit. As ideias lançadas sobre a paridade suscitaram aplausos na plateia, inclusive, a propósito de uma pergunta que habitualmente só costuma ser endereçada às mulheres.
Anna Lenz, CEO da Nestlé Portugal, é natural da suíça; Helen Duphorn, CEO do Ikea Portugal, é sueca; e Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio, é brasileira. No forbes Women’s Summit, as três falaram de como é ser-se estrangeira a trabalhar em Portugal, as diferenças que sentiram quando chegaram e como veem os portugueses no mundo dos negócios.
Quatro líderes nacionais (Cátia Margarido, Filipa Pantaleão, Inês Oom de Sousa e Maria João Santos) discutem, no evento Forbes Women’s Summit, o poder da energia feminina nas áreas da sustentabilidade.
Com a Women’s Summit regressou também o painel “Ask de Influencer”. Este ano a moderação ficou entregue a Mafalda Creative, destaque na lista dos youtubers mais influentes do país da Forbes Portugal, e com ela estiveram à conversa Carolina Patrocínio, Mariana Bossy e Owhana. Este grupo de influenciadoras marca presença nas principais redes sociais: Instagram, TikTok, Youtube e Twitch.
🧐 A frase da semana
Jéssica Silva deu o “Pontapé de Saída” na Women’s Summit de 2024. A futebolista falou sobre o empoderamento feminino, a sua história e a forma como ultrapassou vários obstáculos: “Sou jogadora de futebol. Isto aqui há uns tempos era um bocadinho inimaginável. Quer dizer que alguma coisa está a mudar”.
✔️ O positivo
Parceria entre a gigante do streaming e a Atout France vai permitir que os utilizadores acedam a mapas com rotas baseadas em filmes e séries.
.
❌ O negativo
A capacidade da mulher de fazer diferente ficou bem evidenciado no Forbes Women’s Summit que também foi palco para se referirem os muitos cenários em que as mulheres são menosprezadas. Foi, por isso, muito importante o testemunho que a Primeira-Dama de Cabo-Verde, Debora Carvalho, trouxe ao evento, a relembrar esses aspetos negativos ligados à sub-representação das mulheres na economia, em concreto a africana, referindo que o trabalho das mulheres na economia do cuidado muitas vezes não é contabilizado no Produto Interno Bruto (PIB). “Eu não tenho dúvidas do poder da mulher. As mulheres fazem uma diferença significativa na economia do cuidado, mas isso não entra nas estatísticas do PIB”.
📖 A LER
Marine Antunes, autora do livro “É possível ser feliz no caos” foi diagnosticada com Linfoma não Hodgkin aos 13 anos, transformou a sua experiência de vida num movimento de inspiração e resiliência, ajudando milhares de pessoas a enfrentar o cancro com uma perspetiva única: o humor.
📻 A OUVIR
“O poder da diferença” juntou mulheres de diferentes quadrantes na segunda edição do Forbes Women’s Summit. Veja ou, se preferir, oiça as intervenções no evento.
🎥 A VER
Reunião de talento de diferentes áreas e gerações, o Forbes Women’s Summit é aproveitado para networking e confraternização. Veja os rostos dos intervenientes de um evento que já entrou na agenda.
🍲 A SABOREAR
Leonor Freitas e Joana Freitas são o presente e o futuro da Casa vinícola Ermelinda Freitas, uma empresa familiar centenária que desde a origem tem tido uma liderança matriarcal. E assim vai continuar.
Bom fim de semana!!