🗞️ 7 notícias a não esquecer
A portuguesa Unlock Boutique Hotels entrou numa nova fase de expansão, preparando o reforço do portefólio com novas “joias”: hotéis de charme até 20 quartos. Miguel Velez, CEO, explica o plano.
A tecnológica portuguesa Sensei anuncia a sua entrada em Itália com a abertura do primeiro supermercado autónomo no país. Localiza-se numa loja de bairro situada no centro histórico de Verona.
A BHOUT, startup portuguesa de FitTech que alia o fitness ao gaming, garantiu 10M€ para se internacionalizar, tendo seis mercados em mente, integrando agora a Fábrica de Unicórnios de Lisboa.
A Quinta da Alorna é conhecida pelos vinhos, mas aposta também na diversificação dos negócios. O diretor-geral da empresa vitivinícola, Pedro Lufinha, admite investir no imobiliário residencial.
A Pleo, plataforma dinamarquesa de gestão de despesas, anunciou a abertura de um novo hub em Lisboa, seguindo a estratégia de reforçar a aposta em Portugal. A empresa passa agora a contar com nove hub na Europa e refere que este reforço tem como objetivo “responder ao forte e rápido crescimento registado no mercado nacional, fundamental para a sua estratégia de expansão”.
São cerca de 70% dos consumidores que afirmam que os produtos saudáveis não devem prejudicar o ambiente, enquanto outros 54% estão dispostos a assumir a responsabilidade e a mudar a sua dieta. Os “climatarians” são a nova categoria de consumidores.
“O ator público tem muita pressão temporal sobre o projeto e pouca pressão temporal sobre a execução”, critica António Ramalho, ex-CEO do Novo Banco sobre como o Estado lida com as obras públicas.
🧐 A frase da semana
“As redes sociais provocaram uma grande mudança para os autores”, afirma a escritora Lucy Score que a propósito das plataformas de social media declara que existe uma pressão sobre as pessoas: “A pressão agora é: sempre que há uma nova rede social, quero aprender a usá-la? Será que quero ter uma presença nela?”.
✔️ O positivo
Os seus nomes e o trabalho que fizeram em vida deixaram uma marca que, ano após ano, nada consegue apagar. Mesmo depois da morte, estas 13 celebridades continuam a estar no nosso quotidiano e até a faturar milhões.
❌ O negativo
O terramoto político desta semana (com a demissão do Primeiro-Ministro António Costa e o anúncio da dissolução do Parlamento) vem na sequência de uma investigação do Ministério Público que detetou indícios de ligações suspeitas e favorecimentos a grupos económicos por parte de vários membros de topo da atual equipa governamental. Na FORBES acompanhamos o que se foi passando, em torno destes pouco transparentes projetos de investimentos milionários em Portugal ligados à extração de lítio, à produção de hidrogénio e à criação de um data centre. Temos vários artigos em que pode rever o filme dos acontecimentos.
📖 A LER
“The Woman in Me”, uma autobiografia que relata a vida de Britney Spears, vendeu 1,1 milhões de cópias na sua primeira semana de venda nos Estados Unidos, anunciou esta semana a sua editora, juntando-se às memórias do Príncipe Harry, Mary Trump e Barack e Michelle Obama como um sucesso instantâneo.
📻 A OUVIR
Novembro começa sempre ao som de “It´s time”, de Mariah Carey, que marca o início da época que continua a render milhões de euros à cantora. Tudo graças a “All I Want For Christmas Is You”.
🎥 A VER
No centenário do nascimento de João de Lacerda, o Museu do Caramulo leva a cabo uma exposição comemorativa da extraordinária vida de um dos seus fundadores.
🍲 A SABOREAR
O Amphora Wine Day é um evento criado e promovido pela Herdade do Rocim em 2018, que recebe em média, em cada edição, cinco dezenas de produtores de vinhos, e mais de mil visitantes, que assinala uma tradição com mais de 2 mil anos: a abertura das talhas do vinho que acontece neste sábado.
Bom fim de semana!