🗞️ 7 notícias a não esquecer
O Forbes Annual Summit 2024 teve como tema Reimagine Portugal, tendo decorrido nesta terça-feira, 11 de dezembro, no palacete do Hotel Tivoli em Lisboa. Entre os temas abordados estão a sustentabilidade ambiental, o aumento da longevidade, a inteligência artificial, o imobiliário de luxo ou a lusofonia. Elvira Fortunato, Sara do Ó, Pedro Dias e Álvaro Meyer debateram as suas ideias sobre como liderar na era da Inteligência Artificial, durante um dos painéis do Forbes Annual Summit 2024. Concluem que o fator humano vai ser decisivo e cada vez mais um fator essencial.
Noutro interessante testemunho, Paulo Dimas, CEO do Centro para a Inteligência Artificial Responsável, diz que a democratização da IA que vivemos está ainda a ser marcada por limitações e viés. Mas o futuro é promissor, realça.
Numa manhã marcada pelo tema da inteligência artificial, Cristina Rodrigues, administradora-delegada e membro do Conselho de Administração da Capgemini, que conhece bem esta área, decidiu “tentar ser um bocadinho disruptiva” e abordar um tema a que nem sempre se presta a devida atenção, ainda que seja essencial para todos: o ambiente.
Gonçalo Saraiva Matias, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, prevê que os custos do envelhecimento cheguem a 27% do PIB, sendo a imigração a solução para a sustentabilidade do estado social.
A debater o tema da longevidade estiveram ainda Carlos Carvalho, presidente da ANJE, Vera Egreja Barracho, representante da Plataforma 55+, e Nelson Ferreira Pires, presidente Fundação Marquês de Pombal e CEO da Jaba Recordati Portugal. Uma das ideias foi a de que “devemos olhar para o aumento da longevidade como uma oportunidade para o surgimento de novos negócios que possam ser de valor acrescentado”.
A mobilidade sustentável foi uma das áreas focadas no Forbes Annual Summit 2024, e Nuno Mendonça, diretor geral da Audi, explicou que o construtor está num caminho irreversível de eletrificação e sustentabilidade, o qual está a ajudar a “pintar” a mobilidade em tons mais “verdes” e de que forma é que se está a posicionar para ser carbon free.
Como impulsionar esta potência que se chama lusofonia e cuja ponte é Portugal? Forbes Anual Summit 2024 realçou a importância das parcerias e da diplomacia económica.
🧐 A frase da semana
Pedro Dias, Partner de Advisory da KPMG Portugal, abordou o impacto da inteligência artificial (IA) nas organizações durante o Forbes Annual Summit. Segundo o especialista, “investir em Inteligência Artificial já não é uma opção”.
✔️ O positivo
Fernando Campos Nunes, fundador do Grupo Visabeira, foi o homenageado com o Prémio Personalidade Forbes 2024, no encerramento da edição de 2024 do Forbes Annual Summit, que decorreu hoje, no Hotel Tivoli, em Lisboa, com o tema Reimagine Portugal.
❌ O negativo
Cerca de 12% das organizações em Portugal ainda não tem conhecimento sobre a diretiva de cibersegurança NIS2 e 40% das suas lideranças não está envolvida em formação sobre o tema, segundo estudo da agência europeia ENISA.
📖 A LER
“Acreditem na vossa capacidade de construir um futuro mais verde e mais inclusivo. Não estão penas a criar negócios, mas a desenhar um mundo melhor. Que a vossa jornada tenha impacto, o mundo está à vossa espera, liderem o caminho”, aconselha o príncipe árabe Abdul Aziz, conhecido como o Green Sheik, aos jovens empreendedores. Vale a pena ler o depoimento que foi exibido na Forbes Annual Summit 2024.
📻 A OUVIR
O músico Dino d’Santiago, também presidente da ONG Mundu Nôbu, partilhou a sua experiência de vida e visão sobre um Portugal mais inclusivo e solidário. O testemunho que vale a pena conhecer.
🎥 A VER
O Forbes Annual Summit 2024 teve transmissão em direto no canal de YouTube da Forbes Portugal. Neste link, pode sempre rever ou assistir em diferido aos diferentes painéis e intervenções.
🍲 A SABOREAR
As empresas chocolateiras sentem já “uma efervescência” crescente na procura e perspetivam o habitual pico de vendas na época natalícia, mas oferecer chocolates vai ficar mais caro este ano.
Bom fim de semana!!