🗞️ 7 notícias a não esquecer
As 50 famílias mais poderosas de Portugal estão cada vez mais ricas. O seu património conjunto ultrapassa a barreira dos 45 mil milhões de euros, uma riqueza que equivalente a 17% do PIB Nacional.
Numa altura em que Trump renovou a intenção de se apoderar da Gronelândia, fomos ver os motivos deste interesse e os negócios de compra de territórios que os EUA têm feito e quanto custaram.
Um grupo de investidores está interessado na fábrica da Tupperware instalada em Constância (Santarém), avançou à Lusa o presidente do município, tendo sido já apresentada uma proposta de aquisição.
A fintech Revolut garante que em 2024 foi a aplicação financeira mais descarregada em Portugal e que neste novo ano quer conquistar mais clientes. De acordo com a empresa, no ano passado ultrapassou 1,5 milhões de clientes, sendo que, em 2025, pretende atingir os dois milhões.
A Hoti Hotéis vai entrar no segmento residencial com projetos no Porto e Aveiro. O grupo liderado por Miguel Proença anunciou ainda que vai investir 300 milhões de euros até 2028.
Cadeia de ginásios “low cost premium” do Grupo Sonae, Element Gyms, reforça expansão do seu portfólio neste início de 2025, após terminar o ano anterior com 24 unidades abertas. Por seu lado, a rede de lojas de vestuário MO, também da Sonae, está a investir no alargamento da marca e abriu seis novas lojas em 2024, remodelando ainda 11 espaços já existentes.
Mais de 42 mil pessoas visitaram o Museu do Caramulo no ano passado, constituindo um recorde histórico para a instituição desde a sua fundação em 1953.
🧐 A frase da semana
No seu discurso, na transladação dos restos mortais de Eça de Queiroz, José Pedro Aguiar-Branco, Presidente da Assembleia da República, salientou a atualidade do escritor: “Fala-nos de burocracias que desesperam até os mais pacientes, e de políticos – imaginem – que lidam mal com as farpas da imprensa. Fala-nos de tudo isto e nós revemos tantas vezes na sua prosa os traços do nosso país, diferente em muitas coisas e parecido em tantas outras. Atrás de uma escrita elegante e culta e de uma deliciosa ironia, está uma capacidade única de olhar o país. Única e desapaixonada”.
✔️ O positivo
A partir de agora as transferências imediatas ficam mais baratas. O Banco de Portugal (BdP) alerta que, com a entrada em vigor do Regulamento (UE) 2024/886, os bancos não podem aplicar um custo superior ao que cobrem pelas transferências normais.
❌ O negativo
O ilustrador e ceramista Arlindo Fagundes, nome de referência da área da banda desenhada e do cartoon e ilustrador dos livros da coleção ‘Uma Aventura’ morreu, aos 79 anos.
📖 A LER
Ficção, história, geopolítica, infanto-juvenil, biografias, gestão e estratégia, poesia… as novidades literárias do Grupo Porto Editora preenchem todos os campos. Saiba o que pode ler até abril.
📻 A OUVIR
A Adidas cortou relações com West em 2022, depois de o rapper ter feito comentários antissemitas. O que levou a uma redução do seu património líquido e colocou um fim ao seu estatuto de bilionário.
🎥 A VER
Os Globos de Ouro 2025 foram inspiradores, com um prémio “Brutalista” para um filme que esteve a desmoronar-se e outro galardão para uma atriz com “Substância” que esteve para desistir da carreira.
🍲 A SABOREAR
A fábrica portuguesa da Alma do Cacau e Nómada produz mais de 100 referências de chocolate, entre as quais uma marca artesanal, completamente “revolucionária”, que segue o lema “bean to bar”.
Bom fim de semana!!