🗞️ 7 notícias a não esquecer
Peter Mandelson, chairman do Global Counsel e um dos mais influentes políticos do Partido Trabalhista inglês, fez uma intervenção por vídeo na abertura do evento Forbes Annual Summit 2023, referindo que uma das suas maiores preocupações do momento, para a Europa, é a questão do crescimento. “Os governos estão extremamente endividados e os cidadãos não estão preparados para pagar mais impostos. Ou seja, não há dinheiro. Onde é que isto nos leva? Ao crescimento. Se falhamos no crescimento, falhamos em tudo”, alerta o especialista.
Um dos temas abordados na Forbes Annual Summit 2023 foi a economia de impacto e responsabilidade social. Carlos Oliveira, Nádia Reis e Miguel Poiares Maduro partilharam a sua visão. “A minha preocupação é que eu vejo o país muito complacente. Como eu costumo dizer, satisfeito com a mediocridade. Desde que não tenhamos uma nova banca rota, parece que está tudo bem. Eu gostava que o país tivesse uma ambição bem diferente dessa”, foi uma das reflexões deixadas por Poiares Maduro.
No Forbes Annual Summit 2023, Cristina Rodrigues, CEO da Capgemini, refere que “para uma empresa robusta o salário não é tema. O mais difícil é criar um ambiente que possa reter aquele colaborador”.
Pedro Lopes, Secretário de Estado da Economia Digital de Cabo Verde, explicou na “Forbes Annual Summit 2023: Empower the Future” como é que Cabo Verde vai transformar-se para ser “um país do futuro”.
“A informalidade não é um problema por si só, mas pode levar a algum desleixo. Gerir empresas por WhatsApp é um exemplo”, destacou a antiga governante na Forbes Annual Summit 2023.
João Maria Botelho, o jovem pioneiro da sustentabilidade ao serviço dos Global Shapers, defendeu a necessidade de se porem em prática ideias para melhorar as questões de sustentabilidade e o clima.
Para Nuno Marques, CEO do Grupo Visabeira, a governance não substitui a cultura e valores de uma entidade corporativa, mas realçou que uma boa governance “com esses bons ingredientes consegue ser uma cola que faz a diferença”.
🧐 A frase da semana
“Quando os países se focam nos números, as prioridades não são os seres humanos”, defende Mónica Ferro, diretora do Fundo da População das Nações Unidas (UNFPA) em Londres.
✔️ O positivo
António Nogueira Leite, presidente da Forum Oceano, revelou, durante o painel Economia Azul, do evento Forbes Annual Summit, que “há muito capital estrangeiro para investir na economia do mar em Portugal”.
❌ O negativo
“Quem vai à restauração tem o IVA a 13%, algo que está em linha com a média europeia. No entanto, um bem alimentar transformado em Portugal paga 23% quando na Europa paga um terço. É uma fraude, é um insulto aos portugueses. Não se alterou uma linha nesta área no Orçamento de Estado. Qual é a justiça e lógica disto”, denunciou Manuel Tarré, fundador e presidente do grupo Tarré.
📖 A LER
O painel “Transição energética” do evento organizado pela Forbes reuniu Nuno Mendonça, diretor-geral da Audi; José Mendes, presidente da Fundação Mestre Casais; e Ana Calhôa, secretária-geral da Associação de Bioenergia Avançada. Vale a pena ler as ideias destes três especialistas em torno dos setores da mobilidade e da construção e do que têm para fazer para serem ambientalmente sustentáveis.
📻 A OUVIR
O Forbes Annual Summit 2023: Empower the Future realizou-se no Pestana Palace Lisboa, reunindo decisores políticos, empresários e académicos, para debater o papel da inovação para um futuro mais justo e mais sustentável. Pode ouvir (e ver) toda a sessão na íntegra, aqui.
🎥 A VER
Percorra a galeria de imagens para ver alguns dos momentos de um evento que homenageou António Guterres, secretário-geral da ONU, como a Personalidade “Forbes Annual Summit 2023”, e terminou a soprar as velas à Forbes Portugal, cujo oitavo aniversário foi assinalado.
🍲 A SABOREAR
Para celebrar a quadra festiva do Natal e fim do ano, a ROCIM lança um vinho natural, o Pet Nat, oriundo do Vale da Mata: é um espumante natural oriundo do terroir das Cortes, em Leiria.
Bom fim-se-semana!