🗞️ 7 notícias a não esquecer
O ministro da Economia defendeu na Web Summit que são precisas “mais mulheres no mundo ”tech” e em lugares de decisão e sublinhou que a edição 2023 da conferência tecnológica realizada em Lisboa, pela primeira vez sem Paddy Cosgrave, foi “um grande sucesso”.
O hype do momento é a Inteligência Artificial e foi esse o tema de arranque da Web Summit, num debate entre Cristina Fonseca (Indico Capital Partners) e Vasco Pedro (Unbabel), moderado pela FORBES.
A Web Summit contou com 70.236 participantes de 153 países, com 2.608 ‘start-ups’, o maior recorde de sempre, para discutir e debater ideias sobre o futuro. De acordo com a organização, 43% dos participantes da edição deste ano em Lisboa foram mulheres e que 38% (maior número de sempre) dos oradores são do género feminino.
De um grupo de dez start-ups semi-finalistas, a Inspira (Brasil) disputou a final com a Cognimate (do Chipre) e com a Kinderpedia (Roménia), ganhando o ‘pitch’ na edição deste ano da Web Summit.
A presidente executiva da Web Summit, Katherine Maher, defendeu acreditar que “todos” em qualquer lugar têm o direito de expressar as suas opiniões sobre qualquer assunto e que se não houvesse liberdade de expressão estariam “vazios de ideias”.
A fundadora da empresa de comunicação digital Génération Politique, Hind Ziane, e Naomi Hirst, da Global Witness, defenderam na Web Summit que a tecnologia pode ser uma grande ferramenta para a democracia, mas apenas se for utilizada responsavelmente.
Já foram selecionados os representantes de Portugal na edição de 2023 do World Summit Awards. São oito start-ups com projetos tecnológicos em diferentes áreas. Conheça quais são e o que propõem.
🧐 A frase da semana
“O PRR deveria ter investido em educação na infância, pois um país como o nosso teria beneficiado imenso. Há estudos que mostram que dois ou três anos de acesso a educação de infância de qualidade faz a diferença entre uma pessoa depender de apoios do Estado ou ter casa própria”, refere Afonso Mendonça Reis, fundador do projeto Mentes Empreendedoras.
✔️ O positivo
Os bancos vão passar a ter de fazer uma reserva de capital para os créditos a clientes particulares garantidos por imóveis destinados à habitação. Esta reserva de risco sistémico, de caráter preventivo, é de 4%, sendo aplicável sobre a carteira de empréstimos a particulares garantida por imóveis destinados à habitação localizados em Portugal, a partir de 1 de outubro de 2024.
❌ O negativo
As ruturas de ‘stock’ de medicamentos ocorrem diariamente em 41,6% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, semanalmente em 36,1% e mensalmente em 19,4%. Apenas 2,7% não registam ruturas.
📖 A LER
Diana Pereira, Marisa Cruz e Fátima Lopes deram os primeiros passos na moda na década de 90, mas continuam a traçar carreiras de sucesso, seja na moda ou em outras áreas. As três são protagonistas da capa digital de novembro da FORBES Portugal. Leia as três entrevistas no nosso website.
📻 A OUVIR
O novo álbum de António Pinho Vargas, ”Lamentos”, que será apresentado no próximo dia 22, em Lisboa, reúne os concertos para violino e para viola do compositor, mais a “Sinfonia Subjetiva”, interpretadas pela Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML).
🎥 A VER
Até onde nos leva um smartphone com câmara fotográfica? Desafiado pela Xiaomi, o fotojornalista premiado Rui Caria fez duas reportagens usando exclusivamente um smartphone e conta-nos a experiência.
🍲 A SABOREAR
Foram retiradas do fundo do mar 102 garrafas de Van Zellers & Co Vintage Port 2020 Ocean Aged, “o primeiro Porto ‘vintage’ da história a estagiar debaixo de água. Cada garrafa custa cerca de mil euros, sendo parte das receitas destinadas a apoiar o programa de educação ambiental Planeta Oceano.
Bom fim de semana!