Clube dos Autores, Multicare Vitality, IDE Social Hub, Dams at your Fingertips, Ethiack, Digitall, Deepneuronic e MOSAICO foram selecionados como representantes de Portugal na edição de 2023 do World Summit Awards.
A APDC voltou a liderar o processo para a escolha dos vencedores, que vão agora participar nesta iniciativa mundial que premeia as melhores inovações digitais com impacto na sociedade, em oito categorias distintas.
Os vencedores nacionais do WSA 2023 são, por categoria:
- Culture & heritage: clube dos autores
Assume-se como uma plataforma inovadora de autopublicação de livros pelos seus autores, em formato impresso ou digital. Trata-se de uma ‘estação central’, que depois faz a distribuição e vende as obras em dezenas de plataformas, ligando leitores, livrarias, mercados e mais de 13 diferentes centros de impressão em todo o mundo. Recorrendo a soluções de inteligência artificial, a meta é transformar o panorama editorial e democratizar o acesso à publicação e à leitura. Já facilitou a publicação de mais de 90 mil livros em Portugal e Brasil e reúne mais de 60 mil autores e 100 mil livros diferentes, incluindo pequenos títulos locais, que preservam o rico património de comunidades (como cidades modernas ou pequenas aldeias amazónicas).
- Health & well-being: programa multicare vitality
É uma aplicação que visa a adoção de um estilo de vida mais saudável, incentivando os seus utilizadores, através da gamificação, a conhecer e melhorar a sua saúde. O cumprimento dos objetivos semanais definidos é recompensado por FidCoins, uma moeda virtual que pode ser trocada por vales nas lojas parceiras da Fidelidade, e por descontos na anuidade do seguro da Multicare. Está disponível para todos os titulares de planos de saúde Multicare, independentemente da idade, rendimentos ou estado de saúde. Desta forma, a solução permite benefícios para o cliente individual (com uma vida mais saudável), para a sociedade como um todo (ao reduzir os custos globais dos cuidados de saúde) e para as seguradoras (com menos reclamações de saúde e maior rentabilidade).
- Inclusion & empowerment: ide social hub
É um hub que se propõe gerar impacto social através da inclusão, diversidade e equidade, através da melhoria social e humana. O objetivo é a igualdade de oportunidades e o trabalho digno para todos, mediante a colaboração e a realização de parcerias com empresas, organizações e pessoas. Para isso, fomenta a mobilidade social, a inclusão digital e a empregabilidade, reduzindo a desigualdade e aumentando a diversidade no setor tecnológico. Atua em diversos contextos – locais, regionais e nacionais – com uma abordagem adaptada e centrada no apoio a comunidades e pessoas de grupos minoritários, já que entende que a diversidade é a força motriz da inovação e de um futuro mais inclusivo. Representa um exemplo de aproveitamento da tecnologia para o bem social, dedicado a criar um mundo mais justo e inclusivo para todos.
- Business & commerce: ethiack
É uma plataforma de cibersegurança B2B, que utiliza uma combinação de hacking humano e de máquinas (com a utilização de IA e de machine learning) para proporcionar uma proteção abrangente contra ciberameaças. Tem um enorme potencial para remodelar a forma como as empresas combatem os cibercrimes, numa altura em os ciberataques estão a crescer, em quantidade e sofisticação, o que faz com que segurança ofensiva seja, cada vez mais, o caminho a seguir para proteger as organizações, ao invés de uma estratégia apenas defensiva e reativa.
- Environment & green energy: dams at your fingertips
É uma plataforma de monitorização, controlo e apoio à decisão de última geração. Alimentada por modelos de IA e big data, utiliza imagens de satélite para monitorizar a qualidade da água e prever a relação entre as previsões meteorológicas e as afluências. Fornece previsões de padrões de enchimento e descarga de barragens, cruciais para uma gestão proativa, particularmente durante eventos extremos. Para uma monitorização contínua, incorpora ainda sensores IoT e redes LoRaWAN, enviando os dados diretamente para uma plataforma cloud segura, de alta velocidade e escalável. Estas tecnologias, em conjunto com o desenvolvimento, a decorrer, de um Gémeo Digital, permitem a representação virtual da infraestrutura, o que facilita a observação atempada e a mitigação de problemas estruturais. Assume-se como um ‘farol’ de segurança, eficiência e resiliência na gestão dos recursos hídricos, capacitando os decisores para responderem rapidamente aos desafios.
- Learning & education: digitall
Este programa visa colmatar a falta de competências digitais, centrando-se na melhoria da educação digital das crianças, seja em ambiente escolar, seja através da autoaprendizagem. Em paralelo, capacita os professores no ensino STEM, ao promover uma aprendizagem colaborativa, experimental e interativa através da plataforma DigitALL. No contexto escolar, o projeto assenta numa colaboração estreita com agrupamentos de escolas e municípios, fornecendo recursos complementares para melhorar a literacia dos alunos através de materiais pedagógicos inovadores. Já a funcionalidade “DigitALL em casa” permite o envolvimento autónomo em atividades abertas, realçando a inclusão e a competitividade na era digital. Foi aprovado pelo Ministério da Educação e é disponibilizado gratuitamente pela Fundação Vodafone Portugal.
- Urbanization & smart settlements: deepneuronic
É um sistema de videovigilância inovador, que utiliza a IA para identificar autonomamente mais de 100 objetos diferentes e 30 situações diversas, desde comportamentos quotidianos a potenciais ameaças, como incêndios, vandalismo e assaltos. Foi concebido para simplificar o processo de supervisão de vigilância, oferecendo uma maior precisão, em comparação com os operadores humanos, e reduzindo a carga de trabalho do pessoal de segurança. A sua adaptabilidade e integração perfeita nas infraestruturas já existentes permitem que seja uma escolha personalizável e económica. Disponível através de um modelo de subscrição e como uma API/sistema autónomo, destaca-se pela sua capacidade de melhorar a segurança, reduzir os custos operacionais e aumentar a eficiência nas que dependem de sistemas de videovigilância.
- Government & citizen engagement: mosaico
Trata-se de um modelo comum para o desenho e desenvolvimento de serviços públicos digitais, desenvolvido pela AMA, que aborda duas questões específicas: a coerência e consistência da experiência da relação cidadão-governo; e a definição/(re)conceção e criação de novos serviços públicos digitais. Através deste projeto, promove-se um ecossistema estratégico que enquadra todas as ferramentas que ajudam as equipas governamentais a desenvolver serviços públicos digitais, baseados nos princípios da cidadania, transparência, participação e acessibilidade. Sempre com o foco no utilizador, para proporcionar uma experiência distintiva na interação de pessoas e organizações com a Administração Pública.
Próximos passos
Seguir-se-á agora a seleção, pelo júri online do WSA, da shortlist de candidatos. Posteriormente, o WSA Grand Jury avaliará e anunciará os vencedores dos cerca de 180 países envolvidos na iniciativa. Esses vencedores apresentarão os seus projetos no WSA Global Congress, que ocorrerá de 14 a 17 de abril de 2024, em Los Lagos, Chile. Será selecionado um Global Champion para cada uma das oito categorias em competição.
“Portugal dá cartas na inovação de base tecnológica”
“As tecnologias disruptivas, com destaque para inteligência artificial, estão a impactar tudo e todos. E estão na base de uma verdadeira onda de inovação e empreendedorismo, com o desenvolvimento de soluções à medida, que respondem a problemas concretos com que se debatem as mais variadas atividades. Os projetos portugueses que se candidataram à edição deste ano do WSA comprovam esta realidade. Portugal dá cartas na inovação de base tecnológica e com os projetos vencedores vamos exatamente mostrar, mais uma vez, o nosso potencial lá fora”, afirma Sandra Fazenda Almeida, Diretora Executiva da APDC e National Expert do WSA.