7 notícias a não esquecer
Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, recebeu o prémio My Forbes, desenhado e patrocinado pela Ósmio, no encerramento do evento Forbes Women’s Summit, que aconteceu ontem em Lisboa. “Espero que os jovens não se limitem e, sobretudo, não se afastem da política, porque precisamos da sua participação ativa”, disse a galardoada.
As gerações mais novas, com a sua consciência ambiental, estão a levar as empresas a terem práticas mais sustentáveis e a serem transparentes, afirmam as CEO da BP Portugal, Silvia Barata, e Sociedade Ponto Verde, Ana Isabel Trigo Morais .
Celeste Hagatong (presidente do Banco Português de Fomento) e Francisca Albarran-Bonde (vice-presidente do Bank of América) trocaram algumas ideias sobre o que é liderar, sobretudo em diferentes gerações, num dos painéis do evento Forbes Women’s Summit dedicado à liderança.
É uma das mais prestigiadas e premiadas designers de interiores em todo o mundo: Nini Andrade Silva falou na Forbes Women’s Summit da sua trajetória e persistência no mercado relacionado com design.
Os CFO são ainda muito associados a perfis sisudos e a pessoas fechadas em folhas de cálculo. Mas Ana Fernandes (da Zome) e Rita Piçarra (da Microsoft) mostraram na Forbes Women’s Summit Portugal que esse preconceito não faz sentido.
Durante a Forbes Women’s Summit, Maria Falcão (CEO do Harpoon), Vanda de Jesus (CEO da iCapital) e Rute Ablum (Presidente da Fundação PHC) falaram sobre o poder do digital e a importância da educação, deixando a mensagem: “Só através da literacia digital é que vamos conseguir evoluir o mundo”.
Para Susana Viseu (Business as Nature), Daniela Braga, PhD (Defined.ai) e Kênia Gama (“Mulher Brilhante”), um maior protagonismo do pensar, sentir e agir feminino farão a diferença no clima, AI e empresas.
🧐 A frase da semana
Na primeira edição do evento Forbes Women’s Sumit, a atleta Patrícia Mamona deixou uma máxima: “Somos invencíveis se acreditarmos que somos invencíveis”.
✔️ O positivo
Especialista em desenvolvimento humano, Kênia Gama veio a Lisboa a convite da FORBES Portugal participar no Women’s Summit falar da carreira e do seu projeto de mentoria de empreendedoras, “Mulher Brilhante“, que pretende globalizar. Inspirador.
❌ O negativo
A toxicidade de papéis de género atribuídos normalmente a homens e mulheres continua a ser um aspeto negativo na nossa sociedade, impedindo a afirmação das mulheres em inúmeras áreas em relação às quais se convencionou não serem tão adequadas ao sexo feminino. Clara Não, ilustradora e ativista, marcou presença na Forbes Women’s Summit para denunciar, em entrevista, precisamente, estes vícios da sociedade. Vale a pena ler a entrevista onde estes aspetos negativos são bem realçados por esta talentosa jovem.
📖 A LER
Qual o lugar da felicidade nas empresas? Margarida Carreiras, Chief Happiness Officer do Grupo Bernardo da Costa, e Margarida Cardoso (she/her), People & Culture Head Europe da Philip Morris International, ocupam cargos nas suas respetivas organizações, cuja missão é garantir as melhores condições para que os seus funcionários sejam felizes. E deixaram na forbes Women’s Summit ideias de como isso se consegue. Vale a pena ler.
📻 A OUVIR
O percurso de Izabel de Paula é inspirador, pelo modo como acreditou em si, apesar dos muitos “não” ouvidos, e como superou obstáculos, conseguindo, com mérito e humildade, criar uma marca respeitada. Oiça o áudio do pitch que fez na FORBES Women’s Summit.
🎥 A VER
O evento dedicado às Mulheres e reconhecido a nível internacional Forbes Women’s Summit teve transmissão em direto na FORBES. Se não assistiu, pode rever aqui.
🍲 A SABOREAR
Os descobrimentos portugueses e o receituário tradicional servem de inspiração a um evento gastronómico de três dias, na Praia da Vagueira, no concelho de Vagos, nos dias 30 de junho, 01 e 02 de julho.
Bom fim de semana!