🗞️ 7 notícias a não esquecer
Taylor Swift tornou-se a primeira mulher a atingir um marco importante no Spotify: 100 milhões de ouvintes num único mês. E a cantora está na senda de continuar a bater novos máximos.
Benedita Miranda é uma das executivas que a revista Forbes Portugal colocou na sua lista das mulheres mais poderosas nos negócios. É General Manager Multilingual Region da Foundever, cargo que exerce desde novembro de 2022 e que envolve a sua gestão em oito mercados, liderando uma equipa de mais de 10 mil colaboradores. Além de Portugal, esta gestora está à frente das operações do grupo em Espanha, Itália, Grécia, Egipto, Bulgária, Roménia e Hungria.
Ao tornar-se a primeira portuguesa transferida por dinheiro para uma liga estrangeira, Ágata Filipa assinou mais uma página histórica no futebol português. Agora espera que mais portas se abram.
O Ministério Público (MP) tinha, no final de 2022, 1.653 magistrados, dos quais 1.083 (65%) eram mulheres, ou seja, quase dois terços do universo de magistrados, indica um relatório do MP.
Começou como uma homenagem aos avós numa página do Instagram e depressa se tornou num projeto de artesanato com alcance internacional. Quintal de Flor é uma loja online, e de revenda, em crescimento.
Natural de Faro, a executiva Domitilia dos Santos fez carreira internacional na área da banca e das finanças. É, atualmente, diretora executiva de Wealth Management, diretora sénior de gestão de portfolio e consultora de clientes internacionais do banco Morgan Stanley. E já correu mais de 260 maratonas!
Margarida Marques é Vice-presidente da Hitachi Vantara para a Europa Continental. A propósito dos 480 anos de amizade luso-nipónica, a gestora falou com a Forbes sobre a relação empresarial e tecnológica entre Portugal e Japão, as diferenças no modo de trabalhar que separam as duas culturas e as perspetivas de crescimento futuro da Hitachi Vantara em Portugal.
🧐 A frase da semana
A Agência da União Europeia para os Direitos Fundamentais (FRA) condenou com um “cartão vermelho” o assédio e a violência contra as mulheres, quer aconteça no futebol, no trabalho ou no caminho para casa. “É tempo de mostrar um cartão vermelho contra esta violação dos direitos humanos”, afirmou a agência.
✔️ O positivo
A GHD voltou a lançar a sua coleção limitada GHD Pink. Trata-se de uma coleção anual que tem vindo a angariar fundos para organizações que lutam contra o cancro da mama em todo o mundo e a realçar a importância do autoexame. No total, ao longo de 20 anos, foram mais de 23 milhões de dólares angariados.
❌ O negativo
Sessenta anos depois da histórica Marcha sobre Washington, o “sonho” de Martin Luther King Jr. continua por realizar nos Estados Unidos (EUA), com a maioria dos norte-americanos a considerar insuficientes os esforços em prol da igualdade racial.
📖 A LER
Com 20 anos de idade, a jovem angolana Yanessa Gomes foi um dos rosto escolhidos para a campanha promocional da nova coleção feminina de leggings da marca desportiva Nike. A entrevista vale a pena ler.
📻 A OUVIR
A cidade de São Paulo recebe pela primeira vez o Kizomba Design Museum, que levará música, gastronomia, workshops de dança e palestras. Entre os participantes estarão Paulo Flores e Ondjaki.
🎥 A VER
A quarta edição da Bienal de Artes Contemporâneas (BoCA) contará com mais de 30 artistas, que vão apresentar criações em espaços de Lisboa e Faro entre sábado e o dia 15 de outubro.
🍲 A SABOREAR
Arte, vinho, comida e música juntam-se nos dias 8, 9 e 10 de setembro, no Jardim do Museu Nacional Soares dos Reis, na cidade do Porto, para o “Vinho Verde Essência Festival”. Conheça o programa.
Bom fim de semana!