Natural de Faro, a executiva Domitilia dos Santos fez carreira internacional na área da banca e das finanças. É, atualmente, diretora executiva de Wealth Management, diretora senior de gestão de portefolio e consultora de clientes internacionais do banco Morgan Stanley. Neste cargo, entre as suas várias funções, está a administração de ativos de pequenos investidores institucionais bem como de clientes com patrimónios relevantes. A Morgan Stanley é uma empresa global de serviços financeiros, que opera em cerca de 40 países, em mais de 1300 escritórios. Com sede em Nova Iorque, emprega qualquer coisa como 65 mil pessoas em todo o mundo.
O percurso profissional de Domitilia
Formada em Ciências Políticas e História, licenciatura concluída em 1976, na Universidade de Drew, fez ainda o curso de Direito, nas Rutgers School, que concluiu em 1979. Frequentou ainda a London School of Economics onde estudou Direito e Economia da União Europeia.
Começou a sua vida profissional como associate legal officer, nas Nações Unidas em Nova Iorque, tendo, logo depois optado pela carreira financeira, em 1983, entrando então no Merril Lynch. No ano seguinte, muda-se para a Smith Barney, área de negócio que foi comprada, em 2010, pela Morgan Stanley. Foi nesta companhia que fez carreira, e na qual constituiu a sua equipa de profissionais especializados em aconselhamento de gestão de ativos financeiros, a The dos Santos Group.
Natural de Faro, Domitilia dos Santos fez carreira internacional nas área da banca e das finanças, na Morgan Stanley. A Forbes coloca esta executiva na 40ª posição dos ranking das Mais Poderosas nos Negócios.
Tem mantido, paralelamente, a sua atividade como docente na City University, na NY University, e na New School of Social Research, em Nova Iorque. Em Portugal, lecionou um master em Finanças, da Católica Lisbon School of Business and Economics.
Ao longo da sua carreira, a executiva recebeu inúmeras distinções profissionais e foi agraciada com o grau de Comendadora da Ordem de Mérito. Tem mantido uma atuação cívica exemplar, sendo, por exemplo, patrona das comunidades artísticas em Nova Iorque, no Metropolitan Opera, na NY Philharmonic, no MET Museum of Art, no MoMA e no Museum of American Finance.
Maratonista, Domitilia participou e completou mais de 260 maratonas, nos vários estados dos Estados Unidos e em 34 outros países. Já visitou qualquer coisa como 153 países. É atualmente membro da Diáspora Portuguesa.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking na edição de Junho/Julho de 2023.