Taylor Swift tem mantido uma presença muito significativa no Spotify desde que a sua música voltou à plataforma há alguns anos. Agora, a talentosa cantora e compositora fez história na gigante do streaming, com o próprio Spotify a celebrar a sua mais recente conquista.
Num anúncio nas suas plataformas de redes sociais, o Spotify partilhou que Swift se tornou oficialmente a primeira mulher a alcançar um total de 100 milhões de ouvintes ativos mensais. Este feito significa que, ao longo do último mês, 100 milhões de indivíduos distintos de todas as partes do mundo sintonizaram o Spotify para desfrutar de pelo menos uma das faixas da superestrela.
Embora Swift possa ser a primeira mulher a atingir este notável marco na maior plataforma de streaming do mundo, é importante notar que, ao considerar todos os artistas, ela ocupa o segundo lugar.
No início deste ano, The Weeknd assegurou a distinção de ser o primeiro músico a ultrapassar a marca dos 100 milhões de ouvintes mensais. Em fevereiro, a sensação pop e R&B canadiana alcançou este feito, estabelecendo um novo padrão para conquistas no streaming. Atualmente, The Weeknd conta com pouco menos de 110 milhões de ouvintes mensais.
Desempenho excecional
Numerosos fatores estão atualmente a contribuir para o desempenho excecional de Swift no Spotify. A artista sempre teve o dom de atrair ouvintes, mas agosto tem sido particularmente proveitoso. O seu álbum mais recente, “Speak Now (Versão Taylor)“, lançado há apenas um mês, continua a registar streams robustos.
Além disso, a sua faixa “Cruel Summer”, do álbum “Lover” de 2019, está atualmente entre as músicas mais tocadas da plataforma.
Entretanto, a antecipação pelo relançamento do seu álbum anterior “1989” neste outono reacendeu o interesse na versão original. Julga-se, assim, que alguns fãs estão ocupados a regressar a essa coleção após o anúncio de que a cantora está a regravá-lo, uma vez que muitas das músicas nele apresentadas aumentaram o consumo pelos hits de Swift.
Todos estes factos estão a contribuir para o desempenho de Swift no Spotify, mas é importante notar que o mais impressionante é o facto de que a sua música está a alcançar uma audiência maior do que nunca.
O número de 100 milhões que está a ser reportado não se foca especificamente naqueles que ouvem uma música e seguem em frente, ou nos super fãs que ouvem tudo o que ela lançou – é simplesmente sobre o número de pessoas que estão a sintonizar. O seu alcance está a expandir-se, o que é impressionante, tendo em conta a sua popularidade ao longo de tantos anos.
* com Hugh McIntyre/Forbes Internacional