Benedita Miranda é uma das executivas que a revista Forbes Portugal colocou na sua lista das mulheres mais poderosas nos negócios. Está, atualmente, como General Manager Multilingual Region da Foundever, cargo que exerce desde novembro de 2022 e que envolve a sua gestão em oito mercados, liderando uma equipa de mais de 10 mil colaboradores. Além de Portugal, esta gestora está à frente das operações do grupo em Espanha, Itália, Grécia, Egipto, Bulgária, Roménia e Hungria. O grupo revela que a atribuição deste cargo se deve à sua enorme capacidade de liderança, associada a uma visão inovadora e empreendedora na área do Costumer Experience, e uma forte ligação da gestora aos seus colaboradores.
A Foundever resulta do rebranding do grupo Sitel, especialista em costumer experience em outsourcing e omnicanal, (contact centers), quando foi adquirido em 2021. Tem cerca de 170 mil colaboradores em todo o mundo. Só em Portugal tem 4.200.
O percurso de Benedita Miranda
Com um mestrado em Psicologia, concluído na Universidade Lusíada de Lisboa, e outro em Marketing, na Católica Porto Business School, Benedita Miranda realizou ainda um MBA em Negócios Internacionais, na ESADE, em Espanha. Iniciou a sua atividade como back office team leader, no então Banco Espírito Santo (hoje Novobanco), passando depois para a área dos call center, em 1999, ao ingressar na Multipessoal como call center Optimus outsourcing coordinator. Um ano mais tarde assume a mesma função no ES Contact. Entrou como diretora na Foundever em 2010 e em 2013 é convidada para country manager, em Portugal, da mesma. Em 2015 assume a gestão da empresa na Itália, e em 2021 foi nomeada general mananger em Portugal, Itália e Grécia, A função atual, que implica a gestão de oito países, surgiu no final do ano passado.
A executiva recebeu ainda, quer a título pessoal, que através da empresa, inúmeras distinções na sua área de atividade.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking na edição de Junho/Julho de 2023.