🗞️ 7 notícias a não esquecer
Biotecnológica portuguesa CellmAbs vendeu à alemã BioNTech um conjunto de terapias inovadoras para o tratamento do cancro que poderão permitir o desenvolvimento de um novo medicamento contra a doença.
A 33N Ventures, fundo de capital de risco de cibersegurança e software criado pelos ex-quadros da Sonae Carlos Alberto Silva e Carlos Moreira da Silva em parceria com a espanhola Alantra, captou um financiamento de 50 milhões de euros com o objetivo de investir em empresas de cibersegurança e software de infraestrutura.
Com a abertura de quatro novas lojas no centro de Bruxelas, a portuguesa iServices assinala a estreia da marca na Bélgica, planeando instalar-se em mais países até 2025.
Os exames nacionais do secundário continuam a ser em papel, mas haverá um conjunto de estudantes e escolas que irá participar num projeto-piloto e realizar as provas em formato digital.
Observatório Iberifier admite que a Inteligência Artificial é uma tendência que vai, até 2030, revolucionar os media, aplicada sobretudo a resumos e traduções, e alerta para a desinformação.
Chegou ao fim a parceria entre Tiger Woods e a Nike. O atleta estava com a marca há 27 anos, mas mesmo assim não é o nome mais antigo no portfólio da Nike.
Com Serena Williams reformada e Naomi Osaka afastada durante o ano, em que foi mãe e recuperou de algumas lesões, a lista das atletas mais bem pagas do mundo tem um novo número 1.
🧐 A frase da semana
Presidente da República considera que “este é o momento” de “chegar a um entendimento de regime” sobre os media, defendendo que “é fundamental olhar enquanto é tempo”.
✔️ O positivo
“A população milionária de África deverá aumentar cerca de 42% nos próximos dez anos, para chegar a cerca de 195 mil pessoas em 2032”, refere um relatório elaborado pela consultora especializada em riqueza New World Wealth. É de saudar este salto, embora se deseje que seja acompanhado também do aumento da riqueza das outras camadas da população, a bem de todos e da justiça social.
❌ O negativo
O ano de 2024 será de incerteza e resiliência para a indústria farmacêutica nacional, face ao aumento dos custos de contexto e com um novo ciclo político no horizonte, declara o presidente da Bluepharma. Paulo Barradas Rebelo diz que o setor se debate com aumentos a multiplicar por quatro nas taxas de juro e uma inflação estimada em 40% com a subida dos custos das matérias-primas, mão-de-obra ou energia, entre outros.
📖 A LER
Depois de ter ganho o Prémio Cinco Estrelas em 2022 na categoria “Revistas de Economia e Gestão”, a Forbes repetiu o triunfo, vencendo agora na categoria “Imprensa de Economia”. A todos os leitores, o nosso obrigado pela preferência que nos empenha a sermos cada vez melhores.
📻 A OUVIR
Rui Mingas, coautor do hino nacional de Angola, foi a enterrar em Angola. Recordamos a figura que criou a canção “Meninos do Huambo”.
🎥 A VER
A greve interrompeu a escrita e as filmagens, sobrecarregou os calendários de produção e a desaceleração geral de algumas das maiores empresas de entretenimento do país atingiu a Netflix, que cortou mais de 100 programas e reduziu a sua produção de programação original no ano passado.
🍲 A SABOREAR
O ano de 2023 foi marcado por um crescimento da faturação da empresa vitivinícola Ervideira, na ordem dos 8%. No entanto, foi a categoria de enoturismo a destacar-se, com um crescimento de 20%.
Bom fim de semana!!