🗞️ 7 notícias a não esquecer
A Forbes analisou a reviravolta de três grupos empresariais antes e depois do 25 de Abril. Conheça o que se passou com o Grupo CUF, o Grupo Champalimaud e o Grupo Espírito Santo.
Milhares de pessoas saíram hoje à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.
O programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril em Lisboa, na quinta-feira, inclui reconstituições históricas de diferentes momentos. Para que a história não se esqueça.
Presidente francês, Emmanuel Macron, enalteceu a importância da revolução do 25 de abril no caminho democrático europeu, recordando que “a Europa de hoje deve muito” à coragem dos ‘capitães de abril’.
50 anos depois da revolução que colocou fim ao regime do Estado Novo, Ana Sofia Ferreira escreve sobre o quotidiano dos portugueses antes do 25 de Abril.
Entre os muitos eventos que estão a assinalar os 50 anos de 25 de Abril de 1974, sugerimos 5 peças de teatro em diferentes localidades que nos levam ao Portugal dos tempos da revolução dos cravos.
Itália tem também o seu 25 de abril que marca a libertação da ocupação nazi da Segunda Guerra. Mas a polémica está ao rubro devido à atuação do governo de direita radical liderado por Giorgia Meloni.
🧐 A frase da semana
“Na altura, [ser engraçada] era o meu principal objetivo. Tornou-se numa forma de arte para mim”, diz a vlogger Emma Chamberlain que ganhou cerca de 20 milhões de dólares (18,8 milhões de euros) no ano passado, segundo estimativas da Forbes.
✔️ O positivo
Microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro, ajudando a travar a doença.
❌ O negativo
Há uma disparidade entre o desejo de desenvolvimento pessoal dos funcionários das empresas e as oportunidades dadas pelas organizações. Resultado: assim que podem, os colaboradores despedem-se.
📖 A LER
Acionista maioritário da CIN, empresa industrial de tintas e vernizes, João Serrenho lidera a empresa da família desde 2007. Está na 45º posição dos mais ricos com uma fortuna de 234 milhões de euros. Leia o nosso artigo.
📻 A OUVIR
A “Eras Tour” é a digressão da mediática Taylor Swift que vai passar pelo Estádio da Luz a 24 e 25 de maio. “The Tortured Poets Department” é o recente álbum da artista.
🎥 A VER
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) deu luz verde ao novo canal de informação News Now, da Medialivre, que detém o Correio da Manhã, entre outros, que irá criar 58 empregos.
🍲 A SABOREAR
Ljubomir Stanisic apostou na nova marca que mistura regiões e produtores. São dez vinhos Mestiço com as submarcas Amoroso, Atrevido, Bravo, Curioso, Bruto, Maduro, Perigoso, Sólido, Viçoso e Raro.
Bom fim de semana!!