O Chef Ljubomir Stanisic vai lançar uma nova marca de vinhos, sob a marca Mestiço, que tal como o nome indica traduz mistura de regiões e produtores. O Mestiço apresenta-se no mercado em “dez novos vinhos produzidos com novos e velhos amigos”, cujos nomes são adjetivos que classificam a própria bebida e o mediático Chef. Em comunicado pode ler-se que a nova marca Mestiço: “É tão Amoroso quanto Atrevido, Bravo e Curioso, Bruto, mas também Maduro, Perigoso mas Sólido, até um pouco Viçoso e algumas vezes Raro”.
Ljubomir Stanisic, além de detentor de três restaurantes e de se ter tornado apresentador de programas de gastronomia, desde cedo assumiu a paixão pelo mundo dos vinhos, sendo que “há mais de 15 anos que os cria como um prato de comida: misturando as quantidades certas, buscando o equilíbrio, mas também a surpresa e às vezes até o choque”.
Esta paixão fez o Chef bater à porta de amigos de várias adegas no Alentejo, Douro, Lisboa, Açores, Serra da Estrela, Minho, Dão, Madeira para criar uma fusão de sabores que já lhe valeram algumas distinções no setor.
O gosto pela produção de vinhos ganhou este ano um peso mais sólido que é agora personificado na gama do Mestiço, para a qual, contou com o expertise de Luís Louro e Inês Capão (Adega Monte Branco), Mateus Nicolau de Almeida e Teresa Ameztoi (Mateus Nicolau de Almeida), Luís Pedro Cândido, Dirk e Daniel Niepoort (Niepoort).
De acordo com a empresa, com a família Niepoort, no Douro, o Chef Ljubomir produziu os Mestiço Bravo, Viçoso (brancos) e Maduro (tinto). Na Mateus Nicolau de Almeida, em pleno Côa, criou um Bruto (branco) e um Sólido (tinto). Do Alentejo, da Adega Monte Branco, trouxe cinco vinhos: Curioso, Atrevido (brancos), Perigoso, Amoroso e Raro (tintos). “Uns são mais simples, outros mais complexos, uns clássicos, outros punk. Mestiço é comunhão. De amor e de géneros. Sem géneros. Com atitude. De uva e de sangue. Visceral. Em cada letra deste abecedário, mora uma intenção”, pode ler-se no comunicado.
A marca Mestiço, e seus primeiros vinhos, vão ser lançados já no dia 10 de maio na festa Volume a ter lugar n’A Praça (Beato/Lisboa).
Para dar a conhecer a marca algumas figuras públicas aceitaram dar a cara na primeira sessão fotográfica do Mestiço como: Cláudia Semedo, Helena Coelho, Inês do Carmo, João Ribeiro, Leonor Ribeiro, Luís Raimundo (aka Ray), Manuela Jorge, Maya Savic, Miguel Ângelo Fernandes, Paulo Furtado (aka The Legendary Tigerman), Tanya Gaspar, Yanneko Schutte.