🗞️ 7 notícias a não esquecer
A edição 2026 do Happiness Works, iniciativa promovida pela Forbes Portugal em parceria com a Happiness Works, realizou-se esta terça-feira, 26 de maio, na 42 Lisboa. A Forbes Portugal e a Happiness Works reuniram líderes empresariais e especialistas para discutir o futuro do trabalho, numa conversa em que o burnout e a transformação das expectativas das novas gerações estiveram no centro do debate. Neste outro link, pode ver a galeria de imagens dos principais momentos.
O estudo Happiness Works 2026 conclui que o sentido de utilidade, o propósito e a capacidade das empresas ajudarem os colaboradores a “desfrutar a vida” têm hoje mais impacto na retenção de talento do que o salário. A análise envolveu 8194 profissionais de 11 setores e revela também uma quebra de felicidade ao longo da carreira.
Considerando diferentes variáveis e as respostas obtidas no estudo Happiness Works, chegaram-se aos vencedores, nas categorias de Pequenas Empresas, Médias Empresas e Grandes Empresas. Além dos vencedores do ranking principal referentes a esta edição, no evento, organizado pela forbes Portugal, foram ainda atribuídos diplomas às empresas classificadas entre o Top 10 e o Top 30. Conheça todos os vencedores.
A Gucci vai tornar-se parceira titular da Alpine Formula One Team a partir de 2027, numa operação inédita que leva uma casa de luxo para o nome oficial de uma equipa de Fórmula 1 e reforça a aproximação entre moda, performance e desporto motorizado.
A marca de luxo italiana Bottega Veneta chegou a Portugal. A insígnia, que tem no seu portefólio um leque diverso de produtos, como sapatos, bolsas, vestuário e acessórios de moda, instalou-se no nº 224 da Avenida da Liberdade, em Lisboa, a qual passa a ser a primeira loja de rua da marca de luxo italiana no nosso país. A marca ocupa um espaço com cerca de 200m², propriedade da Pontegadea.
A Ferrari apresentou esta semana o Luce, o seu primeiro modelo 100% elétrico. Foi um tema quente da semana no mundo automóvel e numa análise de mercado, a XTB considera que o novo automóvel poderá reforçar o posicionamento da Ferrari no segmento de ultra-luxo e aumentar as receitas da empresa, mas… destaca que há riscos.
O Forward College foi fundado em 2021 por três gestores com experiências diversas: Boris Walbaum, Céline Boisson e Jeffrey Sampson. Recentemente a instituição esteve sob os holofotes quando se soube que a Infanta Sofia, a segunda filha do Rei de Espanha, iria fazer o curso superior de Ciência Política e Relações Internacionais com passagem pelo campus de Lisboa, seguindo depois para Paris e Berlim. O Forward College, cujos cursos têm a duração de três anos decorrendo em Lisboa, Paris e Berlim, combina diplomas da University of London com desenvolvimento pessoal e competências práticas. Em entrevista à Forbes Portugal, o fundador e presidente, Boris Walbaum, explica porque escolheram a capital lisboeta para instalar um dos polos do Forward College.
🧐 A frase da semana
À Forbes Portugal, Rita Sousa Tavares, coordenadora local da ARCOlisboa, fala sobre a 9.ª edição da feira, que regressa à Cordoaria Nacional entre 28 e 31 de maio, e analisa o peso do mercado da arte contemporânea e o perfil dos compradores que procuram Lisboa: “As grandes coleções de arte fizeram-se por pessoas que têm capacidade de ver para além dos números”, afirma.
✔️ O positivo
O ciclista João Almeida foi eleito Atleta Masculino de 2025, com a patinadora Madalena Costa a ser escolhida na categoria feminina, na Gala da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), no Centro Olga Cadaval, em Sintra.
❌ O negativo
O negócio do desporto feminino continua a crescer rapidamente, mas as receitas provenientes dos direitos de transmissão permanecem muito inferiores às das principais ligas masculinas, limitando os salários pagos às atletas. E pelo terceiro ano consecutivo, nenhuma mulher integra a lista dos 50 atletas mais bem pagos do mundo.
📖 A LER
A Forbes revelou a lista dos atletas mais bem pagos do mundo em 2026, liderada por Cristiano Ronaldo, que arrecadou 300 milhões de dólares (258 milhões de euros) nos últimos 12 meses. O futebolista português, que continua a alargar o seu portefólio de investimentos extra-futebol e passou agora a dar a cara pela empresa de eletrodomésticos para o lar Dreame, de capital chinês, encabeça um top 10 que, em conjunto, gerou 1,4 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros), num ano marcado pelo peso crescente dos contratos sauditas e pelas receitas fora das competições. Leia o artigo para ficar a saber quem figura neste ranking.
📻 A OUVIR
O último episódio do “The Late Show with Stephen Colbert” arrancou com uma mensagem emocional do apresentador ao público em estúdio e aos espectadores em casa. Colbert descreveu o programa como uma “máquina de alegria” e refletiu sobre os mais de 11 anos à frente do formato. Pode ouvir o discurso aqui neste link.
🎥 A VER
Veja neste link o vídeo oficial com os melhores momentos do Forbes Happiness Works 2026. Um dia de inspiração, partilha e reconhecimento das empresas mais felizes de Portugal.
🍲A SABOREAR
A marca de vinhos Casal Mendes está a apostar na diversificação do portfólio para conquistar novos consumidores. Com base nesta estratégia, lançou os Casal Mendes Bubbles, três cocktails com menor teor alcoólico.
Bom fim de semana!!





