TOP of the WEEK: Dia de reflexão. Pelas mulheres

🗞️ 7 notícias a não esquecer Esta sexta-feira foi Dia Internacional da Mulher e ocasião para analisarmos a distância a que ainda estamos da desejada paridade de género. Em dia de reflexão eleitoral, aproveitamos para refletir sobre esta realidade e sobre o facto de o número de mulheres em cargos de gestão e liderança ter evoluído…
ebenhack/AP
A véspera do dia das eleições é legalmente um dia de reflexão. Sugerimos a ocasião para uma outra reflexão: ao papel das mulheres na sociedade e empresas e ao tema da paridade de género.
Economia Forbes Life

🗞️ 7 notícias a não esquecer

Esta sexta-feira foi Dia Internacional da Mulher e ocasião para analisarmos a distância a que ainda estamos da desejada paridade de género. Em dia de reflexão eleitoral, aproveitamos para refletir sobre esta realidade e sobre o facto de o número de mulheres em cargos de gestão e liderança ter evoluído muito lentamente desde 2017 em Portugal e a presença feminina em cargos de decisão diminuir à medida que aumenta a dimensão das empresas.

A Forbes Portugal escolheu várias mulheres para assinalar o Dia da Mulher. Cada uma delas conta a sua visão sobre ser mulher no mundo atual, desafios e exigências que se colocam ao objetivo de homens e mulheres serem tratados de igual modo. Seis casos entre os vários a que demos espaço:

Mariana Alvim, locutora e autora: “Haverá um dia em que isto nem é assunto”.

Ana Marta Ferreira, atriz: “É possível promovermos uma sociedade mais justa, saudável e igualitária”.

Sofia Vasconcelos, repórter e empresária: “Ter voz e saber que a posso usar como quero é a maior liberdade que posso sentir”.

Sandra Fazenda de Almeida, diretora-executiva da APDC: “A igualdade de género requer persistência”.

Sara Prata, atriz: “É neste equilíbrio que vejo que somos filhas e netas de mulheres incríveis”.

Fátima Pinto, futebolista: “Percebi que havia um mundo para descobrir e eu estava determinada em descobri-lo”.



🧐 A frase da semana

“Portugal é um país de talentos em várias modalidades e é fulcral continuarmos a apostar em programas que permitam a que todos tenham acesso ao desporto”, realça Dolores Silva, jogadora do SC Braga e da seleção portuguesa.


✔️ O positivo

Eliminar a diferença entre o investimento realizado na saúde dos homens em relação ao das mulheres, além de melhorar a sua qualidade de vida, teria um impacto significativo na economia mundial, revela um estudo realizado pela McKinsey & Company. Feitas as contas, investir mais na saúde mulheres significaria um incremento global de mil milhões de dólares (cerca de 913 milhões de euros) até 2040.

❌ O negativo

Para 41% das mulheres e 25% dos homens fica muito claro que a disparidade salarial entre homens e mulheres é impeditiva da capacitação financeira, revela estudo da Mastercard.


📖 A LER

Mais de 10,8 milhões de eleitores residentes em território nacional e no estrangeiro serão chamados votar no dia 10 de março para eleger os 230 deputados da Assembleia da República. Leia o guia que disponibilizamos para ficar dentro do essencial da votação.

📻 A OUVIR

O jeito de Taylor Swift para as palavras parece ser de família, depois de a Ancestry, uma empresa de genealogia, ter revelado que a famosa cantora é prima afastada da poetisa do século XIX Emily Dickinson.

🎥 A VER

“Dune: Parte Dois” conquistou o primeiro lugar nas bilheteiras no seu fim de semana de estreia, arrecadando mais de 178 milhões de dólares em vendas globais, de acordo com o Box Office Mojo, marcando o maior fim de semana de estreia de um filme desde a estreia de “Barbie” em julho.

🍲 A SABOREAR

Empresa Rocim lança no mercado edição limitada que junta os seus três brancos icónicos, das regiões vitícolas mais emblemáticas do país: O Estrangeiro (Dão), Bela Luz (Douro) e Clay Aged (Alentejo).

Bom fim de semana!!

Mais Artigos