🗞️ 7 notícias a não esquecer
A InNova Talks foi um ciclo de conferências organizado através de uma parceria entre a Nova School of Business & Economics, o Jornal Económico e a Forbes Portugal. Esta quarta feira realizou-se o encerramento deste primeiro ciclo de debates, com uma conferência na Nova SBE, em Carcavelos. Um dos temas em cima da mesa foi como equilibrar os dois pratos da balança: crescimento económico e planeta que respire? Para Pedro Pitta Barros, professor da Nova SBE, “provavelmente, mudando a métrica do crescimento do PIB” para que passe a medir não apenas a riqueza criada por um país, mas também o bem-estar da população desse país.
Líderes a precisarem de adaptar crenças, empresas a promoverem a inclusão, jovens a exigirem um impacto positivo, colaboradores a decidirem para onde vão: as mentalidades no trabalho estão a mudar.
José Carlos Lourenço, CEO da Media Nove, destacou a importância deste projeto, concretizado graças a vários parceiros, e que permitiu produzir conteúdos de grande qualidade.
Na conferência InNova Talks, António Nogueira Leite, professor na Nova SBE, abordou o tema da descarbonização como uma das maiores prioridades globais para os próximos anos. Sob o título “Para onde caminha o Planeta: a urgência de começar 2025”, Nogueira Leite expôs um panorama abrangente, destacando, com clarividência, os desafios e as decisões cruciais que as economias precisam tomar para mitigar as mudanças climáticas.
Apesar dos custos sociais e económicos que as alterações climáticas trarão, a resistência das empresas em adotar estratégias verdadeiramente sustentáveis é um facto. Sofia Santos, Sustainability Champions in Chief na Systemic, destaca os motivos dessa resistência.
O diretor executivo do Instituto de Sustentabilidade, Luís Veiga Martins, revelou esta quarta-feira, no evento InNova Talks, que a NOVA SBE tem vindo a largar a oferta na área da sustentabilidade, respondendo, no caso da formação executiva, aos desafios que as empresas colocam.
Inês Soares, head of ESG do Novobanco, alerta que as pequenas empresas vão ter mais dificuldades em responder à maior regulação para forçar a transição energética.
🧐 A frase da semana
“Os CEOs têm que ser mais autênticos, falar mais vezes em amor, ter a visão para onde vamos. Não vejo muitos líderes que me estimulem”, afirmou Tim Vieira, responsável da Bravegeneration, no evento InNova Talks, realçando que “o maior risco é não fazer nada. Temos que acreditar que vamos ter impacto”.
✔️ O positivo
A banca deverá terminar 2024 com lucros históricos em Portugal, que podem ascender a 5.000 milhões de euros no agregado dos principais bancos, contrariando a ideia de que 2023 tinha sido um ano excecional. São boas notícias, mas o economista e presidente da IMF – Informação de Mercados Financeiros, Filipe Garcia, lembre a baixa remuneração de depósitos e que era importante os resultados serem usados “para capitalizar a banca, para fazer um setor mais forte, com mais capacidade de investimento, para se houver crise ter capacidade de resiliência”, e não sobretudo para remunerar acionistas. Sendo positivos estes resultados da banca, esperemos que não se transformem num sinal negativo nos próximos meses.
❌ O negativo
Inquérito a unidades locais de saúde de todo o país e IPO’s revela que entraves financeiros e operacionais dificultam a criação de condições para atrair e reter talento nos centros de investigação.
📖 A LER
“Quando os colaboradores percebem que a organização se preocupa genuinamente com o seu bem-estar e o futuro do planeta criam uma ligação emocional mais forte com a empresa e com os restantes colegas de trabalho. Isto resulta em maior retenção de talentos, menos rotatividade e melhores resultados”, afirma Filipa Almeida, diretora da área de Saúde, Vida e Benefícios da SABSEG Seguros, cujas declarações, durante a InNova Talks, lançam interessantes pistas que merecem uma leitura.
📻 A OUVIR
A bilionária Oprah Winfrey está a expandir o seu império mediático além da televisão por cabo e dos clubes de leitura. Oprah criou o seu podcast, o “The Oprah Podcast”.
🎥 A VER
Instalado em Lisboa no icónico Palácio Valadares – um edifício que preserva as paredes da Muralha Fernandina e o charme da arquitetura dos séculos XVII e XVIII –, o Club Sacramento é um espaço que convida a experiências gastronómicas e culturais, onde a história encontra o contemporâneo num ambiente de puro charme. O projeto é do chef e empresário Hugo Landeiro, tendo a inauguração acontecido num evento festivo, com alegria, música e convidados VIP. Veja as fotos para sentir o ambiente deste novo espaço.
🍲 A SABOREAR
Adquirida há dois anos pelo Grupo Granvinhos, a Quinta de S. Salvador da Torre, em Viana do Castelo, deu agora corpo a um novo vinho verde de casta Loureiro que quer ser uma referência da região.
Bom fim de semana!!