TOP of the WEEK: mulheres mais poderosas

🗞️ 7 notícias a não esquecer A lista FORBES das 100 mulheres mais poderosas do mundo de 2023 coloca quatro figuras da política internacional nas primeiras quatro posições. Extra universo político, Taylor Swift é a mais poderosa. A liderança contínua de Ursula von der Leyen em fazer a Europa ultrapassar a pandemia e a manter a coesão da União…
ebenhack/AP
A FORBES publicou esta semana a lista das 100 mulheres mais poderosas do mundo. Não há portuguesas, mas há algumas surpresas que vale a pena conhecer no nosso TOP of the WEEK.
Economia Forbes Life

🗞️ 7 notícias a não esquecer

lista FORBES das 100 mulheres mais poderosas do mundo de 2023 coloca quatro figuras da política internacional nas primeiras quatro posições. Extra universo político, Taylor Swift é a mais poderosa.

A liderança contínua de Ursula von der Leyen em fazer a Europa ultrapassar a pandemia e a manter a coesão da União Europeia em torno da causa ucraniana tornaram-na na mulher mais poderosa do mundo.

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai desenhar um curso para incentivar o empreendedorismo feminino para ser ministrado também em universidades da Polónia, da Itália, da Espanha e da Grécia.

Na sequência do programa Call INNOV-ID, a Portugal Ventures anunciou as suas 6 mais recentes apostas. Energia, biotecnologia, gestão inteligente, aeroespacial e agricultura são as áreas investidas.

O fundador da Science Play, que organiza o evento do Arnold Schwarzenegger no Brasil, vê em Portugal uma porta de entrada para o mercado europeu, onde espera vir a crescer no futuro.

A UEFA tem 331 milhões de euros para distribuir pelas seleções nacionais participantes no europeu de futebol de 2024. O valor varia consoante a performance desportiva. Mais triunfos dão mais euros.

Com um ano de 2024 incerto a nível económico e geopolítico, o crescimento das vendas a retalho da indústria da moda deverá abrandar e situar-se entre os 2% a 4%, sendo que o segmento do luxo conseguirá manter um crescimento mais rápido, que poderá situar-se entre os 3% e os 5%.


🧐 A frase da semana

“Semana de quatro dias não é trabalhar da mesma forma e folgar à sexta”, refere o professor de Economia em Birkbeck, Universidade de Londres, e coordenador do projeto-piloto da semana de quatro dias, Pedro Gomes.


✔️ O positivo

A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, foi uma das parceiras escolhidas pela Comissão Europeia para integrar o projeto ST3ER, e terá disponível perto de 600 mil euros em financiamento para apoiar empresas da área do turismo para a transição digital e verde – twin transition.

❌ O negativo

Relatório refere que está a entrar na União Europeia vestuário de marcas bem conhecidas e muito vendidas que resulta de trabalho forçado de uma minoria muçulmana na China.


📖 A LER

O projeto de arquitetura pluridisciplinar para a renovação e ampliação da Biblioteca de Genebra é da autoria do estúdio de arquitetura português VASSCO, ACE em conjunto com a Adão da Fonseca.

📻 A OUVIR

O guitarrista britânico Denny Laine, cofundador dos Moody Blues nos anos 60 e dos Wings com o casal McCartney após a separação dos Beatles, morreu esta semana, aos 79 anos. Recordamos Denny Laine e o êxito mundial de 1977 “Mull of Kintyre”.

🎥 A VER

Os desenhos geométricos na areia, que fazem parte da tradição Sona, da cultura dos Tchokwe, em Angola, foram inscritos na lista de Património Cultural Imaterial da UNESCO.

🍲 A SABOREAR

ex-futebolista Costinha e António Boal lançam uma nova colheita Segredo 6, com 333 garrafas, a 600€, e a “Vinha do Professor”, com 416 estojos, com três garrafas de 0,75 litros cada, por 675€.

Bom fim de semana!

Mais Artigos