🗞️ 7 notícias a não esquecer
Simone de Oliveira foi a personalidade homenageada na quarta edição do Forbes Women Summit, que aconteceu esta tarde, no Hotel Palácio Estoril. Recebeu o prémio My Forbes, distinção que é atribuída desde a primeira edição do evento, em 2023, a mulheres que se destacam no panorama nacional, e que conta já na lista com nomes como Leonor Beleza, Francisca Van Dunem e Maria Cândida Rocha e Silva.
A humanização das marcas, a escuta ativa das equipas e a adaptação cultural estiveram no centro do painel “As vozes do negócio” da 4ª edição do Forbes Women Summit, no Hotel Palácio do Estoril. As líderes defenderam que “sem a voz das pessoas, a organização não é nada” e que o futuro da liderança será cada vez mais humano.
Maria Manuel Mota (Fundação Gulbenkian Institute for Molecular Medicine), Zuzana Fabianová (Wondercom), Rachel Muller (Nestlé Portugal) e Andreia Nunes L’or (investidora numa SAD) participaram no painel “As vozes da diferença” no Forbes Women Summit. Entre ciência, tecnologia, gestão e futebol, as intervenientes vincaram a ideia de que liderar implica aprender continuamente, aceitar o erro e criar espaço para que as equipas possam “trabalhar inteiras”.
Sacrifícios pessoais, lesões e pressão marcaram o painel “As Vozes das Campeãs”, na 4ª edição do Forbes Women Summit, no Hotel Palácio Estoril. Carolina Duarte (velocista paralímpica), Naide Gomes (salto em comprimento) e Agate de Sousa (salto em comprimento) falaram sobre o lado menos visível do sucesso no desporto de alta competição, numa conversa franca marcada pela cumplicidade entre gerações.
Sílvia Mota, Inês Fiúza Marques e Priscila Ibrahim partilharam os desafios de liderar negócios num universo dominado por homens, no painel “As Vozes do Capital” do Forbes Women Summit 2026. A conversa atravessou venture capital, fintech e reabilitação urbana, mas convergiu na mesma ideia – investir em mulheres é uma forma de transformar a sociedade.
A consultora Global Citizen Solutions identificou os destinos mais procurados por compradores de elevado património à procura de uma segunda residência, com Europa a dominar o ranking e o Algarve a surgir em destaque. Leia a reportagem para ficar a saber quais são os destinos eleitos.
O grupo StayUpon Hotels & Resorts acabou de inaugurar o terceiro hotel na margem sul do Tejo. O Upon Harbor, com a classificação de quatro estrelas, abriu portas na baía do Seixal. O projeto resulta da requalificação da antiga fábrica Mundet e recebeu um investimento de 25 milhões de euros.
🧐 A frase da semana
“Se a Europa quiser recuperar e manter uma liderança tecnológica global, tem de corrigir o seu clima de investimento”, afirma Juan Olivera, CEO da Ericsson Portugal.
✔️ O positivo
A Escola da Maria é um projeto de inclusão que pretende criar, em Porto Salvo, Oeiras, uma escola com clínica, terapias, desporto e apoio às famílias, destinada a crianças com e sem Necessidades Educativas Específicas (NEE). A iniciativa, inspirada pela história de Maria, uma criança diagnosticada com a síndrome rara Mowat-Wilson, está ainda em fase de financiamento e procura reunir cerca de 350 mil euros para avançar com os projetos finais de arquitetura e especialidades.
❌ O negativo
O volume de petróleo que deixou de ser fornecido devido à guerra no Irão atinge os 14 milhões de barris por dia, afirmou o diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol. “A quantidade de petróleo que estamos a perder atualmente nesta crise energética é superior à de todas as crises energéticas que ocorreram ao longo da história”, sublinhou Birol.
📖 A LER
O Grupo Porto Editora prepara o segundo quadrimestre do ano com vários lançamentos, onde se destacam regressos aguardados e novas edições de obras marcantes. Entre as novas obras está mais um livro de Valter Hugo Mãe. Por seu lado, a propósito dos 20 anos de lançamento de “A Fórmula de Deus”, a editora Gradiva publicou uma edição especial da obra de José Rodrigues dos Santos que vendeu mais de meio milhão de exemplares. O livro, já nas livrarias, conta com um novo texto introdutório do autor.
📻 A OUVIR
Convidam líderes de qualquer que seja a área para uma conversa, mas garantem que não escolhem pessoas que simplesmente “ocupam um lugar”. O podcast “Fora do Lugar” está em busca, sim, de soluções práticas para o país. “Não queremos o CEO só porque é CEO”, afirma João Maria Botelho, um dos fundadores do projeto e Under 30 da Forbes Portugal em 2024.
🎥 A VER
O bilionário Elon Musk juntou-se às críticas de comentadores conservadores norte-americanos ao elenco do novo épico de Christopher Nolan, “Odisseia”, questionando escolhas de casting e alegadas imprecisões históricas. Espreitamos para os trailers do filme e explicamos a polémica.
🍲A SABOREAR
A produção de azeite em Portugal, que na atual campanha atingiu as 160 mil toneladas, quintuplicou nos últimos 26 anos, mas o setor ainda pode crescer em quantidade e valor, realçaram diversos especialistas, reunidos em Moura esta semana.
Bom fim de semana!!





