Inês Caldeira, 44 anos, é outro caso de uma executiva portuguesa com uma invejável carreira de sucesso internacional. Licenciada em Economia, entrou na filial portuguesa da L’Oreal Paris em 2001, para um estágio em Marketing, tendo construído o seu percurso profissional dentro da multinacional de cosmética. Em 2014, com apenas 35 anos, foi a primeira mulher a assumir a liderança da filial nacional, tornando-se CEO, e o seu currículo continuou a somar novos cargos.
Inês Caldeira é uma das gestoras portuguesas mais reconhecidas fora de fronteiras. Com um total de 80 pontos, ocupa a quarta posição do ranking das Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal.
Nos últimos anos assumiu funções internacionais, quer nos mercados europeus (França e Espanha), quer na Ásia, onde liderou, desde 2018, a L’Oreal Tailândia, um mercado avaliado em 3 mil milhões de euros. Em setembro de 2022 regressou à Europa para se tornar diretora-geral adjunta para o mercado mundial, concentrando as suas funções no mercado chinês, nos mercados emergentes e nas áreas do e-commerce. Esta última área já tem um peso de 20% no volume total do negócio da L’Oreal, que ascende a perto de 40 mil milhões de euros.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking na edição de Junho/Julho, que está agora em banca.