Movem-se em todas as áreas de atividade e dão cartas no mundo dos negócios dentro e fora de fronteiras. A revista Forbes Portugal apresenta a lista de 2023 das 50 mulheres portuguesas mais poderosas no mundo dos negócios, tendo por base a análise comparativa de um conjunto de empresárias e executivas de algumas das maiores empresas nacionais e internacionais.
Elaborada com base numa avaliação de centenas de empresas, das quais são retirados mais de 100 nomes de CEO, diretoras-gerais, administradoras, acionistas e empreendedoras, a lista está ordenada por uma pontuação final para cada nome, feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20.
Segundo a metodologia definida pela Forbes, os nomes presentes na shortlist foram pontuados pela fortuna, pessoal ou familiar; pelo poder de decisão – se é CEO, presidente do Conselho de Administração, administradora ou acionista -, poder de influência, ou seja, a sua projeção fora da empresa, projetos em que se envolve, artigos que escreve e participação ativa nas redes sociais; dimensão do negócio – se são grandes negócios internacionais, em que países estão presentes, qual a área geográfica de ação; e pelo seu empreendedorismo, se apenas fez carreira numa área ou em várias, ou se se envolveu na criação de empresas.
As portuguesas mais poderosas do mundo dos negócios gerem milhões de euros e lideram equipas de milhares de colaboradores. Estão a desbravar terreno para que o mundo corporativo comece a dar mais oportunidades ao género sub-representado. Este estudo da Forbes Portugal mostra que as mulheres se estão a impor no mundo dos negócios, quer criando os seus impérios de raiz, quer dando continuidade aos legados familiares. A nova geração de executivas apostou nas suas carreiras, com percursos cada vez mais sólidos, com elevado grau de formação académica e elevado grau de empreendedorismo. Podemos encontrar mulheres portuguesas na diáspora com fortes currículos internacionais que competem com as melhores do mundo nas áreas da banca ou até em grandes multinacionais.
Conheça a seguir o top 10 que a Forbes Portugal distinguiu como sendo as portuguesas mais poderosas no mundo dos negócios:
1º Paula Amorim – Acionista e administradora na Galp, Corticeira Amorim, Grupo Américo Amorim, Amorim Luxury Group
2º Cláudia Azevedo – Acionista e CEO da Sonae
3º Mafalda Duarte –Diretora-geral do Fundo Verde para o Clima
4º Inês Caldeira – Diretora-adjunta mundial da L’Óreal Paris
5º Manuela Ferro – Vice-presidente do Banco Mundial – Ásia e Pacífico
6º Vera Pinto Pereira – CEO EDP Comercial, administradora da EDP e presidente da Fundação EDP
7º Ana Figueiredo – CEO da Altice Portugal
8º Isabel Ferreira Pinto – CEO do Pingo Doce
9º Isabel Afonso – Diretora-geral Novartis Oncology China
10º Maria Ramos – Presidente da AngloGold Ashanti e consultora do Banco Mundial