A Maserati apresentou esta semana o novo GranTurismo, marcando um novo capítulo numa história que começou há 75 anos, com o Maserati A6 1500.
Isto porque este novo GranTurismo é o primeiro automóvel da história do construtor cujo emblema é um tridente a adotar uma cadeia cinemática 100% elétrica, entre as suas versões a comercializar.
“O GranTurismo coupé combina a alta performance típica de um automóvel desportivo com um conforto adequado às viagens de longa distância, tanto na versão equipada com um poderoso motor de combustão interna, como nas mais inovadoras soluções 100% elétricas”, assinala o fabricante em relação a um coupé que foi concebido subordinado à filosofia de “performance de luxo italiana”.
Desenvolvido no Maserati Innovation Lab, e produzido no polo fabril de Mirafiori, em Turim, o GranTurismo recorreu na sua construção a materiais leves, como o alumínio e o magnésio, juntamente com aço de alta performance.
Versões a gasolina e com motor 100% elétrico
O coupé apresenta-se com um motor a gasolina ou, em alternativa, com um motor 100% elétrico.
Em termos de opção a gasolina, o coupé está equipado com o motor V6 Nettuno, disponível em duas variantes: a Modena, com o V6 Nettuno Twin Turbo de 3,0 litros e 490 cv; sendo a variante de alta performance Trofeo baseada no mesmo motor, evoluído para uma potência máxima de 550 cv.
![](https://forbespt.fra1.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2022/10/06165633/20101-MaseratiGranTurismoModena-scaled.jpg)
Em alternativa, o GranTurismo Folgore recorre a um grupo motopropulsor 100% elétrico alimentado por bateria. O sistema Folgore tem por base tecnologia de 800 Volt, e foi desenvolvido recorrendo a soluções técnicas de ponta derivadas da Fórmula E. O veículo possui três motores de 300 kW de magneto permanente.
A bateria tem uma capacidade nominal de 92,5 kWh, e uma capacidade de descarga de 560 kW, para transmitir de forma contínua às rodas cerca de 760 cv e 1350 Nm, sendo, por isso, o Maserati mais potente de sempre.
A aceleração 0-100 km/h é cumprida em 2,7s, ao passo que a velocidade de ponta é de 320 km/h.
A configuração do modelo permitiram ao veículo ter uma altura de 1353 mm, para não comprometer a sua natureza desportiva, com uma distribuição de peso entre eixos de 50/50.
A marca realça que o GranTurismo oferece uma “experiência acústica integral”, garantida no caso da variante a gasolina pelo motor V6 e na versão elétrica, graças ao trabalho levado a cabo pelos engenheiros do Maserati Innovation Lab.
No lançamento, o GranTurismo estará disponível na edição de lançamento PrimaSerie 75th Anniversary Launch Edition, uma série limitada dotada de conteúdos exclusivos e dedicada ao recente 75ºaniversário deste ícone da Maserati.
O modelo chegará aos stands na primavera de 2023 nas suas opções a gasolina. O modelo elétrico será introduzido na segunda metade do próximo ano.