O ano de 2023 ficou profundamente marcado pelo desaparecimento de um conceituado empresário nacional, o Comendador Rui Nabeiro. O fundador da Delta Cafés nasceu a 28 de março de 1931, em Campo Maior, no seio de uma família humilde e acabou por tornar-se num dos mais destacados selfmade man nacionais, tendo entrado no coração de muitos portugueses. Conhecido sobretudo pela criação da marca de cafés Delta, foi muito mais do que apenas um homem de negócios. Político, defensor dos direitos sociais, ativista, apoiante do desporto, colocou Campo Maior no mapa e transformou a pequena vila num verdadeiro case study de cariz social, ao transformá-la numa localidade inteiramente solidária.
A Forbes Portugal avaliou, em finais de 2023, a fortuna patrimonial da família, que se situa próxima dos 427 milhões de euros, o que a coloca na 28º posição da lista dos 50 milionários nacionais.
O Grupo Nabeiro é hoje uma multinacional, com atividade em várias áreas, como a alimentar, a hotelaria, a automóvel, e com presença em cerca de 35 países. Emprega quase 4 mil pessoas entre Portugal e outros territórios. Mas, apesar da sua dimensão, Rui Nabeiro nunca quis retirar a sede de Campo Maior, entendendo que ela ali que deveria ficar o coração da empresa.
A revista Forbes Portugal avaliou, em finais de 2023, a fortuna patrimonial dos seus herdeiros – Alice, a sua eterna esposa, com quem estava casado desde 1953, e os seus dois filhos, João e Helena – que se situa próxima dos 427 milhões de euros, o que coloca a família na 28º posição da lista dos 50 milionários nacionais. Hoje o homem forte da empresa familiar é Rui Miguel Nabeiro, que segue a pisada do seu avô. Os restantes netos, Rita, Ivan e marcos também estão ligados ao património familiar.
Despareceu o homem, mas não desaparece o seu legado, que ficou marcado na responsabilidade social do Grupo Nabeiro e na vila que o viu nascer, que pela mão dos seus descendentes, vai continuar a engrandecer.
Conheça aqui o top ten da lista da FORBES Portugal dos 50 portugueses mais ricos.