O património dos herdeiros do falecido empresário Rui Nabeiro, fundador da Delta, mantém-se estável nos últimos anos. Este é um dos casos de património industrial que não sobe e desce ao sabor das flutuações do mercado, como é o caso de alguns dos mais ricos do país, que têm os seus ativos muito concentrados na bolsa – uns anos sobem, outros anos descem.
Apesar de ser um negócio rentável, a verdade é que o setor dos cafés tem enfrentando alguns desafios nos últimos anos, sobretudo durante a pandemia, com a redução do consumo fora de casa, e a subida em flecha dos preços da matéria-prima. Ainda assim, os negócios da família alentejana valorizaram face à avaliação de 2023, tendo a família Nabeiro– visto a sua fortuna aumentar para os 450 milhões de euros. Está assim colocada na 31º posição – estava em 28º na lista de 2023, mas outros protagonistas subiram consideravelmente esta edição – do ranking de 2024 dos mais ricos do país, segundo a Forbes Portugal.
Com uma fortuna de cerca de 450 milhões de euros, a família Nabeiro está na 31º posição da lista de 2024 dos mais ricos do país segundo a avaliação da revista Forbes Portugal.
Do negócio a viúva Alice continua a ter a maior fatia, com 36%, os filhos Helena e João, detém 16% cada um, e os quatro netos, Rui Miguel, Rita, Ivan e Marcos, arrecadaram uma parcela de 8% cada. Hoje, o homem forte da empresa familiar é Rui Miguel Nabeiro, que segue a pisada do seu avô na condução dos negócios.
O dia em que o “Pai” de Campo Maior partiu
Foi em 2023, precisamente no Dia do Pai, a 19 de março, antes de completar os 92 anos, que o país de despediu do grande empresário dos cafés, que colocou Campo Maior, vila situada na raia alentejana, no mapa empresarial nacional. Ali instituiu a sede da Delta e ali se manteve.
O comendador Rui Nabeiro nasceu a 28 de março 1931 naquela localidade e transformou a pequena torrefação da família num império industrial que já alargou a sua atividade a vários territórios fora de fronteiras. O Grupo Nabeiro é uma multinacional com presença em várias áreas além da alimentar, passando pela hotelaria, pelos transportes, pela área automóvel, entre outras. Na área do turismo explora, por exemplo, a Herdade dos Adaens, com 400 hectares, situada em Campo Maior, e que oferece uma experiência de turismo rural
O grupo está presente atualmente em mais de 35 países, e pela mão do líder Rui Miguel Nabeiro, é certo que irá continuar a crescer. A área de negócio que mais contribui para a fortuna familiar é a Delta Cafés SGPS, da qual faz parte a Nova Delta, que tem filiais no Luxemburgo, em França, na Suíça, no Brasil e até em Shangai. A área dos vinhos, com a Adega Mayor, e a Águas do Alardo, são também ativos importantes para o grupo.
A revista Forbes Portugal lançou a sua lista na edição de dezembro/janeiro, agora em banca. Conheça também aqui a análise feita às maiores fortunas nacionais, a metodologia aplicada nas avaliações e também o top 10 das maiores fortunas nacionais.