🗞️ 7 notícias a não esquecer
Gwyneth Paltrow foi uma das oradoras na edição de 2024 da Forbes Power Women’s Summit, organizada pela Forbes norte-americana. A atriz, que se lançou no mundo empresarial em 2008 para fundar a Goop de que é CEO, abriu o livro das suas confissões como gestora, referindo que não cresceu “num ambiente empresarial”, “não sabia nada sobre nada do que estava a fazer” e dizendo que “costumava pesquisar no Google as siglas debaixo da mesa”, disse Paltrow. “Pensava que toda a gente ia pensar que eu era uma idiota.” Vale a pena ler esta história Forbes.
Melinda Gates cria fundo com uma dotação de 250 milhões de dólares para apoiar organizações com foco na saúde mental e física das mulheres. Valor será operado através da organização Pivotal.
Liliana Laporte é atualmente vice-presidente da área de vendas para a Europa na Sony Interactive Enterteinment (SIE), que engloba a Playstation. Segundo a lista da Forbes, é a portuguesa mais poderosa do setor do Entretenimento, área onde também encontramos Cristina Ferreira (uma das caras mais conhecidas da televisão portuguesa), Catarina José (responsável pela área de parcerias da Netflix para a região da Europa, Médio Oriente e África) e Ana Sena (responsável de estratégia da plataforma Twitch).
A organização japonesa Nihon Hidankyo defende “a assinatura de um acordo internacional para a proibição total e a eliminação das armas nucleares”. Mas esta não é uma organização qualquer. A Nihon Hidankyo é um movimento popular de sobreviventes das bombas atómicas de Hiroshima e Nagasaki, que acaba de recebeu o Prémio Nobel da Paz, numa altura em que as guerras no mundo se agravam e o espetro do uso de armamento nuclear volta a colocar-se. O Nobel da Paz foi revelado esta sexta-feira, depois dos Nobel da Medicina, Física, Literatura e da Química.
O grupo de luxo LVMH fechou uma parceria de 10 Anos com a Fórmula 1 e a partir de 2025 passa a ser o patrocinador global. A marca de relógios TAG Heuer será uma das mais beneficiadas.
Na Quinta de Jugais, em Oliveira do Hospital, já se trabalha na produção de cabazes de natal personalizados, cujos mais elaborados do catálogo chegam a 1880€. Mas os preços podem ainda ser superiores.
Juan Nordlinger trocou a Argentina por Portugal e abandonou a carreira de medicina para se dedicar exclusivamente à pintura. Para 2025 prepara uma exposição no Porto. Estivemos à conversa com ele.
🧐 A frase da semana
A superestrela do ténis, Rafael Nadal, anunciou que se vai retirar do desporto após a fase final da Taça Davis do próximo mês, pondo fim a uma carreira lendária com 22 títulos do Grand Slam e mais de duas décadas de domínio no jogo masculino ao lado de Roger Federer e Novak Djokovic. “Tudo o que vivi foi um sonho tornado realidade”, disse.
✔️ O positivo
A Agência Espacial Europeia (ESA) lançou a sonda espacial Hera, que vai estudar em detalhe o asteroide Dimorphos e que contém tecnologia portuguesa.
❌ O negativo
Nesta era de redes sociais, a falta de noção da realidade de muitos “influencers” é chocante. Nos EUA, vários destes produtores de conteúdo recusaram-se sair das suas casas apesar de viverem numa zona de evacuação, na Flórida, devido à ameaça do furacão Milton, que os meteorologistas descrevem como extremamente destrutivo.
📖 A LER
O Nobel da Literatura é um prémio concedido anualmente, desde 1901, pela Academia Sueca a autores que fizeram notáveis contribuições ao campo da literatura, e tem um valor pecuniário superior a 900 mil euros. O Prémio Nobel de Literatura 2024 é concedido à autora sul-coreana Han Kang “pela sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana”.
📻 A OUVIR
A conta bancária dos artistas que marcam o panorama musical ficou recheada depois dos concertos de verão. A Forbes conclui que os dez artistas mais bem-sucedidos ganharam três mil milhões de dólares.
🎥 A VER
Depois de entregue no Parlamento, a proposta do Orçamento do Estado para 2025 foi apresentada pelo ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento. Veja na íntegra a transmissão da sessão.
🍲 A SABOREAR
Os World Culinary Awards 2024 relevaram os destinos culinários mais imperdíveis em todos os continentes. Na Europa, Lisboa e Porto receberam distinções perante uma forte concorrência.
Bom fim de semana!!