🗞️ 7 notícias a não esquecer
A portuguesa Geosat vai lançar 11 novos satélites de alta e muito alta resolução até 2025, acelerando o ecossistema espacial português, criando novas cadeias de valor e fomentando a economia do país.
A colombina Tatiana Calderón já derrubou muitas barreiras no seu desporto. Conduzir um Fórmula 1 e ser a primeira mulher a assinar por uma equipa de Fórmula 2 são duas delas. Ainda assim, falta mudar muita coisa, inclusive no desporto automóvel acreditarem, de facto, nas mulheres.
O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que a Cimeira da Ambição Climática, que decorreu em Nova Iorque, mostrou ser possível acelerar a “transição justa para uma economia global verde”.
A Neuralink – a empresa de implantes cerebrais do bilionário Elon Musk – anunciou que recebeu a aprovação de uma comissão de revisão independente e de um hospital para iniciar o seu primeiro ensaio clínico em humanos para um chip que é implantado no cérebro para controlar o movimento, e está agora a recrutar participantes.
A marca Crayola que acompanhou a nossa infância com os famosos lápis de cera fez parceria com a Bloom’s e dedica-se agora, também, à arte floral com fins solidários, através da Crayola Flowers.
Um novo índice, conhecido como o Índice da Humanidade (IH), foi delineado na Humanity Summit que decorreu em Portugal – Lisboa e Faro – num encontro que juntou defensores dos direitos humanos, sociedade civil, chefes de estado, membros do parlamento, agentes de mudança, investidores de impacto, empresas e estudantes. O grande objetivo da criação deste novo Índice prende-se com a necessidade da aplicação de uma ferramenta que vá além das métricas tradicionais de avaliação do crescimento económico para assinalar o verdadeiro progresso humano.
Marcelo Rebelo de Sousa argumentou que a atual composição do Conselho de Segurança da ONU “corresponde a um mundo que já não existe” e reafirmou que Portugal é a favor de uma reforma deste órgão criado para manter a paz e a segurança internacionais. “Portugal há muito que defende que países como o Brasil ou a Índia deviam ser membros permanentes, que a posição africana comum devia ser tomada em linha de conta, que os pequenos países não podiam ser ignorados”, referiu durante a 78ª Assembleia Geral da ONU.
🧐 A frase da semana
“No Grupo Media Nove queremos que o mercado nos reconheça como uma boutique especializada na área da informação, que elege a qualidade e a confiança com os seus leitores e parceiros como os alicerces fundamentais”, diz José Carlos Lourenço, CEO do grupo proprietário da FORBES Portugal, JE e “Novo”, a propósito da parceria estabelecida com o portal Sapo.
✔️ O positivo
O teletrabalho pode reduzir a pegada de carbono em até 58%, em comparação com quem frequenta um escritório, refere um estudo realizado nos Estados Unidos.
❌ O negativo
A brasileira We Plan gere os investimentos dos futebolistas para acautelar o seu futuro quando arrumam as chuteiras. Sandra Ganzert, a CEO, explica que o grupo vai agora instalar-se em Portugal, lançando este dado preocupante: “Mais de 90% dos futebolistas decretam falência em até 5 anos após terminarem a carreira”.
📖 A LER
As medidas aprovadas pelo Governo no âmbito do crédito à habitação para mitigar nas famílias o impacto da subida das taxas de juros. Leia e saiba quais são, quem pode a elas aceder e o que representarão.
📻 A OUVIR
A cantora Katy Perry vendeu os seus direitos musicais por 225 milhões de dólares, valor que supera o do negócio que Justin Bieber fez nos mesmos moldes por 200 milhões de dólares.
🎥 A VER
Um museu dinamarquês emprestou 70 mil euros em notas para um artista as expor. O artista ficou com as notas e apresentou telas vazias. Foi condenado a devolver o dinheiro, mas ainda ficou com algum! Veja as obras em questão.
🍲 A SABOREAR
Tarelo é o nome de uma nova marca vinícola dos Açores. O seu berço é a ilha do Pico, sendo composta por três vinhos de posicionamento premium, um dos quais disponível em apenas 300 garrafas a custar cada uma 900 euros.
Bom fim de semana!