A executiva Ana Paula Marques, 50 anos, é membro da comissão executiva da EDP, função que acumula com o cargo de CEO da EDP Produção e Gestão de Energia e da Labelec. Esta gestora está presente na lista de 2024 das mulheres portuguesas Mais Poderosas nos Negócios, com 67 pontos, o que lhe valeu o acesso à quarta posição da categoria de Energia do ranking deste ano.
Licenciada em Economia, pela Universidade do Porto, curso que concluiu em 1996, e um MBA realizado na INSEAD, iniciou a sua carreira na área de Marketing, na Procter & Gamble, empresa na qual trabalhou até 1998. Seguiu-se no currículo a experiência de trabalhar nas telecomunicações, passando por diversas funções dentro do universo Optimus, no qual esteve durante 15 anos.
Ana Paula Marques, membro da comissão executiva da EDP destaca-se na quarta posição da categoria de Energia na lista de 2024 das mulheres portuguesas Mais Poderosas dos Negócios, ao alcançar os 67 pontos.
Acumulou, durante algum tempo, essa função com a de presidente da APRITEL, a associação do setor das telecomunicações. Foi, de seguida, para a NOS, na qual chegou a vice-presidente da comissão executiva. Entrou na EDP em 2022, primeiro como CEO da EDP Espanha, depois como membro da comissão executiva da EDP Renováveis.
Foi ainda docente na Porto Business School, durante 15 anos, e professora na Faculdade de Economia do Porto, entre 2013 e 2022.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking das 55 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios na edição de agosto/setembro. A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.