A revista Forbes Portugal acaba de lançar o seu ranking anual dedicado às mulheres portuguesas Mais Poderosas nos Negócios. Este ano o ranking destaca 55 mulheres e foi organizado por 11 categorias que representam alguns dos setores ou áreas em que estas mulheres se movem.
São gestoras, acionistas, executivas, empreendedoras e cientistas que, com elevado grau de formação académico e carreiras internacionais de sucesso, se destacam pelos seus percursos profissionais exemplares e pelo seu empreendedorismo. A Forbes Portugal analisou uma lista de cerca de 150 mulheres que gerem milhões de euros e lideram equipas de milhares de colaboradores e elaborou assim o ranking anual.
A categoria com mais nomes elegíveis foi a de Banca Finanças e Investimentos, com mais de 20 nomes, onde se destacam inúmeras mulheres, sendo que muitas ficaram de fora, mesmo com pontuações mais altas do que as primeiras de outras categorias.
Esta análise da Forbes Portugal permitiu-nos perceber que todos os anos surgem inúmeras mulheres portuguesas a ocupar mais e melhores cargos, nacionais e internacionais, sendo por isso cada vez mais difícil selecionar aquelas que figuram na lista final. O panorama português de mulheres influentes está cada vez mais rico e, para conseguir incluir na lista deste ano mulheres muito válidas, mas cujas pontuações estão um pouco mais baixas, optamos por organizar os nomes por categorias de atividade e escolher as cinco primeiras de cada lista.
Os critérios aplicados na avaliação
A avaliação é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuadas foram organizadas pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando as cinco de cada categoria.
A categoria com mais nomes elegíveis foi a de Banca Finanças e Investimentos, com mais de 20 nomes, onde se destacam inúmeras mulheres, sendo que muitas ficaram de fora, mesmo com pontuações mais altas do que as primeiras de outras categorias. Também se destaca a categoria da Indústria e da Tecnologia e Telecomunicações, com inúmeros nomes bem-sucedidos.
Conheça a seguir a lista das 10 mulheres que se destacam no topo:
1º
Paula Amorim – 86 pontos
Presidente do Conselho de Administração da Galp /Acionista Grupo Amorim
Categoria: Energia
2º
Cláudia Azevedo – 85 pontos
CEO da Sonae/Acionista Grupo Sonae
Categoria: Moda, Distribuição e Retalho
3º
Mafalda Duarte – 83 pontos
Diretora Executiva do Fundo Verde para o Clima
Categoria: Responsabilidade Social
4º
Ana Figueiredo – 82 pontos
CEO da Altice Portugal
Categoria: Tecnologia e Telecomunicações
5º
Inês Caldeira – 81 pontos
Diretora Adjunta Mundial da L’Oreal Paris
Categoria: Indústria
6º
Manuela Ferro – 80 pontos
Vice-presidente do Banco Mundial – Ásia Pacífico
Categoria: Banca, Finanças e Investimentos
7º
Vera Pinto Pereira – 79 pontos
CEO EDP Comercial e presidente Fundação EDP
Categoria: Energia
8º
Isabel Ferreira Pinto – 78 pontos
CEO Pingo Doce
Categoria: Moda, Distribuição e Retalho
9º
Maria Ramos – 75 pontos
Consultora do Banco Mundial
Categoria: Banca, Finanças e Investimentos
10º
Manuela Medeiros – 74 pontos
Fundadora, acionista e diretora geral da Parfois
Categoria: Moda, Distribuição e Retalho