Rosália Teixeira, 91 anos, é uma das mulheres mais ricas do país, sendo também, segundo a lista da Forbes lançada o ano passado, uma das mais poderosas nos negócios. Licenciada em Química, é acionista de um dos maiores grupos nacionais, a Porto Editora, empresa fundada pelo marido, em 1944. Vasco Teixeira, professor universitário, falecido aos 87 anos, uniu-se então a outros professores – eram 20 no total – para lançar, no Porto, uma editora, que começou como uma pequena empresa e depressa ganhou espaço no panorama nacional. Em 1950 consolidou a sua posição no segmento dos livros escolares e tem vindo, desde então, a somar editoras independentes e outras áreas de negócios ao seu portefólio. Hoje fazem parte deste império editoras como a Areal, a Assírio, a Bertrand, a Circulo de Leitores, a Wook, a Plural Editores Moçambique, Plural Editores Angola e a Livros do Brasil, entre outras.
A Forbes Portugal avaliou as maiores fortunas nacionais e colocou Rosália Teixeira na 39ª posição com uma fortuna de cerca de 345 milhões de euros.
Com a morte do empresário, em 1987, a esposa, Rosália Teixeira, com quem casou em 1953, continuou o seu legado, e foi adquirindo as participações aos outros sócios, sempre apoiada pelos seus três filhos, Graciete, a mais velha, Vasco, José António, todos administradores no grupo. Foi já no século XXI que a empresa se internacionalizou e abriu uma editora em Moçambique, seguindo-se Angola e mais recentemente em Timor-Leste.
Todas as participações familiares estão concentradas na holding Urgabesta, onde Rosália Teixeira detém 65% do capital e o restante está distribuído pelos filhos e por ações próprias. Com um património avaliado em mais de 345 milhões de euros, Rosália Teixeira é uma das empresárias mais poderosas do panorama nacional.
Conheça aqui o top ten da lista da FORBES Portugal dos 50 portugueses mais ricos.