A empreendedora Lara Sousa Dantas, uma das distinguidas pela Forbes Portugal com o galardão Forbes 30 Under 30, na lista deste ano, fundou, com a sua mãe, Regina Sousa, há cerca de três anos, o projeto Quintal de Flor, em memória do seu falecido avô, em Braga. Desde então, o pequeno negócio que nasceu numa página de Instagram, tem crescido e encontrou o seu lugar no mundo empresarial.
O Quintal de Flor é uma empresa que se dedicou à produção de peças de cerâmica que transcendem a simples funcionalidade. Recorrendo ao trabalho manual de 23 artesão portugueses, cada peça conta uma história e alia arte a emoções e causas. Diferencia-se pela capacidade de unir tradição e modernidade, mantendo as técnicas artesanais, mas com um design contemporâneo. Através – sobretudo, mas não são – da venda online, a Quintal de Flor está a alcançar uma base de clientes que se expande cada vez mais para fora de Portugal.
A marca Quintal de Flor está presente em lojas nos aeroportos de Lisboa e de Madrid. A ambição para o futuro é ter uma loja própria e entrar na icónica marca britânica Harrods.
A marca já colaborou com empresas reconhecidas mundialmente, como a Estée Lauder, e as suas peças estão presentes em várias lojas internacionais. Destacada em revistas de prestígio, como a Vogue, a marca conta ainda com diversas influenciadoras portuguesas que lhe dão visibilidade no online.
Ricardo Costa assume 30% do capital da empresa de Braga
Foi a pensar no seu crescimento e expansão que o empresário de Braga, Ricardo Costa, chairman do Grupo Bernardo a Costa – autor do livro, a Felicidade É Lucrativa, é um dos líderes mais seguidos do Linkedin – adquiriu 30% do capital da empresa, englobando-a no seu universo empresarial. O Grupo Bernardo da Costa, que atua essencialmente na área da segurança eletrónica, tem mais de 10 empresas e faturou cerca de 73 milhões de euros em 2023. Junta agora ao seu portefólio uma nova área de atividade que pretende expandir-se sob a sua égide.

Juntos, como equipa, Lara Dantas e Ricardo Costa, estabeleceram planos ambiciosos de crescimento para 2025, que incluem a entrada da marca em 50 lojas internacionais e a consolidação do projeto como uma referência nacional na área da cerâmica e da arte. Um dos grandes sonhos do Quintal de Flor é chegar à icónica Harrods, marco que simboliza o potencial do projeto em termos de prestígio internacional.
Quintal de Flor: A importância do compromisso social
Segundo Lara Sousa Dantas, “o outro pilar do Quintal de Flor é o seu compromisso social, que o diferencia e reforça o impacto positivo do projeto. Desde o início, associou-se a causas importantes, como a criação de um coração de cerâmica que simbolizou a luta contra a COVID-19, entregue a hospitais como gesto de esperança”. Além disso, o projeto destina uma percentagem das suas receitas à Associação Fernando Costa, promovendo o acesso de jovens ao ensino superior e reforçando os seus valores de responsabilidade social.
Estes valores são partilhados pelo Grupo Bernardo da Costa, uma empresa que se tem distinguido ao longo dos anos como uma referência no mercado de trabalho, ao estar presente regularmente entre as melhores empresas para trabalhar do país, sendo também muito ativo nas causas sociais. Este líder foi também responsável pela criação da Academia da Felicidade, um projeto que visa formar líderes para a necessidade de bem-estar e na felicidade em ambiente de trabalho. É, segundo o seu fundador, uma iniciativa pioneira focada em reinventar o mundo corporativo, pois pretende formar os líderes do futuro através dos conceitos de liderança de impacto e de liderança humanizada.