Patrícia Bensaude é uma empreendedora nata e lidera um conglomerado centenário composto por várias empresas nos Açores. Presente na lista da Forbes dos mais ricos do país, é também destacada como uma das Mais Poderosas nos Negócios, na lista de 2024, que foi, este ano organizada por categorias.
O grupo Bensaude, que lidera, nasceu na ilha de S. Miguel há cerca de 200 anos, e teve como ponto de arranque um negócio de navegação marítima, para as trocas comerciais entre os Açores e o Reino Unido.
Atualmente é o maior grupo privado dos Açores e os seus negócios vão desde a área do turismo – onde detém oito hotéis e uma empresa de cruzeiros e viagens -, passando pela distribuição, pela energia (dona da PetraAçores), pela logística e área marítima, até aos serviços. A Bensaude Distribuição, através da sua empresa INSCO, representa as insígnias da Sonae nos Açores.
A empresária açoriana, Patrícia Bensaude, lidera um grupo com várias áreas de atividade. A revista Forbes Portugal destaca-a como uma das Mais Poderosas nos Negócios, na categoria de Turismo, Hotelaria e Vinhos, com um total de 68 pontos.
Em 2019, a Bensaude Hotels passou a designar-se Azorean Hospitality/Bensaude Hotels Collection, assumindo-se como um importante player neste setor. O Terra Nostra Garden Hotel, do grupo, está nomeado para os Condé Nast Johansens Awards for Excellence, este ano na categoria Best Immersive Experience, sendo o único hotel açoriano na corrida, na qual estão 15 hotéis portugueses.
Por ser um grupo com várias atividades, incluindo a do Turismo, a revista Forbes destacou-a na categoria do Turismo, Hotelaria e Vinhos, com um total de 68 pontos, classificando-se na segunda posição deste grupo.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking das 55 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios na edição de agosto/setembro. A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.