As primas Maria de Lurdes Soares dos Santos e Maria Helena dos Santos Mota Goya, estão na posição 31º e na posição 32º do ranking dos mais ricos da Forbes Portugal, e detinham um património de cerca de 411 milhões de euros cada uma à data da avaliação da Forbes, em outubro último, em ações da Jerónimo Martins, a dona de marcas de distribuição como o Pingo Doce, a Biedronka, a Ara, entre outras. A revista Forbes analisou e publicou o ranking dos maiores patrimónios nacionais no final do ano passado.
Maria de Lurdes Soares dos Santos é irmã do falecido empresário da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos, e detém uma participação de 5,07% na Sociedade Francisco Manuel dos Santos, dona de 56% da Jerónimo Martins. Ainda que seja uma parcela mais modesta do que a do irmão ou a dos primos Fernando e Isabel, ambos com 10% esta percentagem conferia-lhe, a 2 de outubro do ano passado, data da avaliação da Forbes Portugal, uma fatia de 411 milhões de euros, já que as ações da Jerónimo Martins cotavam a 21,30 euros, valor muito idêntico à da cotação registada há um ano, mas muito acima dos cerca de 10 euros que valiam em janeiro de 2019.
São duas as primas que detêm cerca de 5% da sociedade dona da Jerónimo Martins, o que lhes confere uma fortuna acionista de cerca de 411 milhões de euros, colocando-as na posição 31 e 32 do ranking da Forbes.
Discreta e pouco mediática, Maria de Lurdes Soares dos Santos está habitualmente longe dos holofotes da fama. É vogal do conselho de administração da Sociedade Francisco Manuel dos Santos, mas não pertence aos corpos diretivos da Jerónimo Martins. Como acionista e membro da família é chamada a intervir nas reuniões gerais de acionistas, e a discutir os assuntos mais relevantes da sociedade familiar.
Também a prima Maria Helena dos Santos Mota Goya viu a sua fortuna acionista crescer para os 411 milhões de euros, já que detém a mesma participação igual à de Maria de Lurdes. Tal como Maria de Lurdes, Maria Helena é vogal do conselho de administração da Sociedade Francisco Manuel dos Santos e não tem assento no conselho de administração de qualquer uma das empresas da sociedade familiar. Está na mesma situação que a sua prima: como acionista e membro da família participa das reuniões gerais de acionistas. Não lhe é conhecido publicamente outro património passível de avaliação.
Conheça aqui o top ten da lista da FORBES Portugal dos 50 portugueses mais ricos.