Leonor Beleza foi distinguida, pelo segundo ano consecutivo, como uma das Portuguesas Mais Poderosas nos Negócios, lista elaborada pela revista Forbes Portugal, na edição que está agora em banca. O ano passado, esta conceituada gestora foi reconhecida pela revista com o Prémio My Forbes, no primeiro evento Forbes Women Summit, realizado em junho, galardão que distingue a recheada carreira da gestora portuguesa.
Com 70 pontos, a executiva Leonor Beleza, que lidera a Fundação Champalimaud, é a segunda Mais Poderosa na categoria da Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
Com um currículo invejável, foi escolhida pelo próprio António Champalimaud para liderar a Fundação que deixou à sociedade portuguesa, com uma dotação de 500 milhões de euros da sua fortuna pessoal. Lidera esta instituição desde 2004, ano da sua criação. Natural do Porto, Leonor Beleza, licenciada em Direito, foi ministra da Saúde entre 1985 e 1990, e ocupou vários outros cargos políticos ao longo dos anos. A fundação que lidera desenvolve atividade na área da Oncologia e Neuropsiquiatria, vocacionada para a inovação e investigação.
A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.