Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa desde 2016 e presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas desde 2018, está presente este ano na lista das mulheres Mais Poderosas nos Negócios. Com um total de 66 pontos, a gestora destacou-se devido ao seu currículo e alcançou a segunda posição da categoria e Educação e Ciência do ranking de 2024 elaborado pela Forbes Portugal.
Nascida em 1965, a professora Catedrática foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente na federação internacional das Universidades Católicas, cargo que está previsto ocupar até 2025. Com mais de 150 artigos científicos e obras publicadas, o seu trabalho é considerado um acrescento valioso para o estudo da cultura em Portugal.
Com um total de 66 pontos, Isabel Capeloa Gil ocupa a segunda posição da categoria de Educação e Ciência da lista das mulheres portuguesas Mais Poderosas nos Negócios.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e com um mestrado em Estudos Alemães realizado na mesma instituição de ensino, ocupa ainda a posição de Professora Catedrática de Estudos de Cultura da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Durante o seu percurso académico frequentou a Ludwig Maximilian Universität, em Munique, na Alemanha, e a Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, tendo obtido o doutoramento em Estudos Alemães na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, instituição da qual foi diretora entre 2005 e 2012, e vice-reitora entre 2012 e 2016. Foi ainda professora convidada e investigadora em diversas universidades fora de fronteiras.
Isabel Capeloa Gil: Um currículo bem recheado
Durante este percurso como gestora de criou e coordenou uma rede de colaboração entre a universidade e o setor cultural, destacando-se a criação do Mestrado em Estudos de Cultura da Faculdade de Ciências Humanas. Além disso tem ocupado outros cargos de gestão em outras entidades, nacionais e internacionais, como a ICLA (International Comparative Literature Association) e a ICA (International Communication Association).
Coordenou o Research Leadership Forum da Global Federation of Competitiveness Councils (GFCC), e é ainda membro do European Council of Foreign Relations, do Conselho Consultivo da Fundação Calouste Gulbenkian e Presidente do Conselho de Administração da Fundação UCP. É Doutora Honoris Causa pelo Boston College, desde 2019, e pelo Institut Catholique de Paris, desde 2021, e, em 2022, foi nomeada pelo Papa Francisco como consultora do Dicastério (espécie de departamento) para a Educação e Cultura da Santa Sé.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking das 55 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios na edição de agosto/setembro. A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.