Aos 45 anos de idade, Inês Caldeira é uma das executivas portuguesas mais bem-sucedidas fora de fronteiras. Foi em setembro de 2022 que se tornou diretora-geral adjunta para o mercado mundial da L’Oreal Paris, mais de duas décadas depois de ter entrado na multinacional de cosmética. Esta posição de destaque mundial valeu-lhe o primeiro lugar da categoria de Indústria da lista de 20024 das portuguesas Mais Poderosas nos Negócios da revista Forbes Portugal, ao alcançar uma avalição total de 81 pontos.
Licenciada em Economia, Inês Caldeira entrou na filial portuguesa em 2001, para fazer um estágio em Marketing, e acabou por fazer uma carreira de sucesso dentro da companhia. Em 2014, com apenas 35 anos, foi a primeira mulher a assumir a liderança da filial nacional, tornando-se CEO companhia de origem francesa.
Ao alcançar um total de 81 pontos, Inês Caldeira, diretora-geral adjunta para o mercado mundial da L’Oreal Paris lidera a categoria de Indústria da lista de 2024 das mulheres Mais Poderosas nos Negócios da Forbes Portugal.
Atingido o topo em Portugal, tudo indicava que se iriam abrir as portas do mundo a esta gestora nascida em Lisboa, e, de facto, assim foi. Assumiu funções internacionais em França e em Espanha, tendo feito depois as malas em direção à Ásia. Foi liderar, em 2018, a L’Oreal Tailândia, um mercado avaliado em mais de 3 mil milhões de euros.
Regressou à Europa para a casa-mãe, em Paris, onde reside, e concentra as suas funções no mercado chinês, nos mercados emergentes e nas áreas do e-commerce, uma das fortes apostas da multinacional. O volume de negócios da L’Oreal já ascende a mais de 40 mil milhões de euros.
Casada com um francês, que tem uma empresa em Portugal, e mãe de um filho, Inês Caldeira afirmou em entrevista que gostaria de voltar a Portugal, o que não será difícil dada a ligação empresarial do marido ao seu país.
A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking das 55 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios na edição de agosto/setembro. A avaliação da Forbes Portugal é feita com base em cinco critérios, pontuados de zero a 20, obtendo-se assim uma pontuação final para cada nome analisado: Fortuna, Poder de Decisão, Poder de Influência, Dimensão do Negócio e Empreendedorismo. Depois de pontuados, os nomes foram organizados pelas áreas de atividade em que mais se destacam, selecionando-se as cinco mulheres mais pontuadas de cada categoria.