Nova edição dos Entrepreneurship Awards vai entregar seis prémios aos melhores fundadores e startups do ecossistema nacional

Os Entrepreneurship Awards surgiram no ano passado com o objetivo de dar a conhecer o trabalho das startups da incubadora e expandir o Prémio João Vasconcelos - Empreendedor do Ano, reforçando o reconhecimento do sucesso alcançado pelas startups e o seu papel crucial no avanço do país, estimulando a inovação e o crescimento económico. Três…
ebenhack/AP
No dia 21 de setembro, os Entrepreneurship Awards da Startup Lisboa e Unicorn Factory Lisboa premiam fundadores e startups em 6 categorias, com 20 mil euros em prémios. Candidaturas abertas no site.
Economia Empreendedores

Os Entrepreneurship Awards surgiram no ano passado com o objetivo de dar a conhecer o trabalho das startups da incubadora e expandir o Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano, reforçando o reconhecimento do sucesso alcançado pelas startups e o seu papel crucial no avanço do país, estimulando a inovação e o crescimento económico.

Três novas categorias

Este ano a entrega de prémios conta com um total de seis categorias, três das quais novas. Às categorias já existentes Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano, Prémio de Melhor Pitch, e Startup Mais Promissora da Startup Lisboa, somam-se três novas categorias: Prémio Ecossistema, Melhor Startup de Impacto, Melhor Startup Universitária.

A cerimónia decorre no dia 21 de setembro no Hub Criativo do Beato, no edifício da antiga Fábrica do Pão, e tem como parceiros principais o Google for Startups e a CCA Law Firm que se associam à Unicorn Factory Lisboa e à Startup Lisboa para a realização dos Entrepreneurship Awards. O evento conta também como parceiros de categoria com a Webhelp, a HubSpot e a Casa do Impacto, hub de empreendedorismo de impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O intuito deste dia é de reconhecer e premiar o sucesso alcançado pelos fundadores e startups em Portugal, reafrmar a importância do ecossistema empreendedor, celebrar o espírito inovador, bem como incentivar a aposta na inovação como motor de desenvolvimento do país, através da criação de soluções para os desafos da sociedade e de emprego e de um ciclo virtuoso de inovação, geração de emprego e progresso social.

Durante os Entrepreneurship Awards serão entregues seis prémios para os quais as candidaturas já estão abertas:

  • Startup Mais Promissora: destina-se a premiar a startup vencedora do Demo Day da Startup Lisboa com um prémio de 2.500 euros, em parceria com a HubSpot, selecionada por um júri constituído por investidores nacionais e internacionais;
  • Melhor Startup de Impacto: destina-se a premiar uma startup de impacto social ou ambiental em Portugal, com um prémio de 2.500 euros atribuído pela Casa do Impacto;
  • Melhor Startup Universitária: pretende premiar a startup mais inovadora com fundadores universitários, com um prémio de 2.500 euros;
  • Melhor Pitch Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano: destina-se a premiar a melhor apresentação dos fnalistas do Prémio João Vasconcelos, com um valor monetário de 2.500 euros entregue a uma instituição solidária à escolha do vencedor;
  • Prémio Ecossistema: pretende destacar a pessoa ou entidade que tenha contribuído signifcativamente para o desenvolvimento e sucesso do ecossistema empreendedor português, com a parceria da Webhelp;
  • Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano: destina-se a distinguir o empreendedor que se tenha destacado no último ano pelo desempenho do seu projeto e que tenha contribuído para o ecossistema empreendedor nacional, selecionado por um júri com pessoas de reconhecido mérito na sociedade. O prémio tem um montante de 10 mil euros.

O Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano foi criado em 2019 para homenagear João Vasconcelos, o primeiro diretor executivo da Startup Lisboa, e para promover um espírito de iniciativa, fomentar e promover a inovação e valorizar os empreendedores de acordo com o potencial do seu negócio e perfl de liderança, homenageando também o papel fundamental de João Vasconcelos no crescimento do ecossistema.

O Prémio conta já com quatro vencedores das edições passadas: Daniela Braga, fundadora da Defined.ai e vencedora em 2019, André Jordão, fundador da Barkyn e vencedor em 2020, Joana Rafael, fundadora da Sensei e vencedora em 2021, e Miguel Santo Amaro e os fundadores da Coverflex em 2022.

De forma a envolver a comunidade, qualquer pessoa pode nomear um potencial candidato ou equipa de empreendedores aos vários prémios, bastando para isso aceder ao site e preencher o formulário respetivo, e a organização dos Entrepreneurship Awards irá confrmar com todos os nomeados a intenção de concorrer.

As candidaturas e nomeações aos vários prémios estão já abertas, sendo que o período de nomeações decorre até dia 3 de setembro e as candidaturas até ao dia 7 de setembro.

Mais Artigos