Os Entrepreneurship Awards são a nova iniciativa da Startup Lisboa e surgem da vontade de expandir o Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano para novas categorias e dar a conhecer à comunidade, e valorizar, o trabalho das startups da incubadora.
O evento, que tem como parceiro principal o Google for Startups, é composto por três partes: um Demo Day, onde um conjunto selecionado de startups do portfólio da Startup Lisboa terá a oportunidade de fazer o pitch do seu negócio; a entrega do Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2022, que inclui o pitch dos finalistas e decisão do vencedor; e sessões inspiradores que trazem a palco founders e experts para debater e apresentar tópicos relevantes para o ecossistema.
A cerimónia decorre no dia 27 de setembro no Hub Criativo do Beato, no edifício da antiga Fábrica do Pão.
O grande objetivo é fazer deste dia o dia do empreendedor e das startups, reafirmando a importância do ecossistema empreendedor com a atribuição do Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2022, no valor de 10 mil euros, do Prémio de Melhor Pitch, para o qual concorrem os candidatos a este galardão e do Prémio da Startup Mais Promissora, no valor de 5 mil euros (entregue no final do Demo Day).
“Os Entrepreneurship Awards são uma oportunidade de reconhecer o sucesso alcançado e o trabalho árduo dos empreendedores e do papel que desempenham na expansão do ecossistema e na transformação de Lisboa num dos hubs de empreendedorismo de maior relevo no mundo, todos os dias”, explica Gil Azevedo, diretor executivo da Startup Lisboa sobre a decisão de criar um evento que integre o Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2022 com um Demo Day destinado a dar a conhecer algumas das startups incubadas mais inovadoras e promissoras.
“Temos a visão de evoluir os Entrepreneurship Awards para mais prémios dirigidos ao ecossistema como um todo, por forma a celebrar o empreendedorismo em Portugal”, acrescenta.
Durante os Entrepreneurship Awards serão entregues três prémios:
– Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano: destina-se a distinguir o empreendedor que se tenha destacado pelo seu desempenho na fase de criação ou de expansão dos seus negócios e que tenha contribuído positivamente para o ecossistema empreendedor nacional, selecionado por um júri com pessoas de reconhecido mérito na sociedade.
– Melhor Pitch Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano: destina-se a distinguir o melhor candidato em palco, tendo em conta a apresentação do seu negócio e do seu percurso, e será atribuído por um júri composto por uma pool de jornalistas do setor, à semelhança do ano anterior.
– Startup Mais Promissora: destina-se a premiar a startup vencedora do Demo Day com um prémio de 5 mil euros, selecionada por um júri constituído pelos associados da Startup Lisboa e pessoas de reconhecido mérito dentro do ecossistema – empreendedores, investidores, parceiros.
Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2022
As candidaturas ao Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano estão abertas até 7 de setembro e podem candidatar-se empreendedores ou equipas de empreendedores que tenham fundado uma startup em Portugal há menos de cinco anos e cujo negócio seja inovador, incorpore tecnologia e seja escalável.
A fase de candidaturas ao Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano decorre até ao dia 7 de setembro.
De forma a envolver a comunidade, qualquer pessoa pode nomear um empreendedor, ou equipa de empreendedores, para o Empreendedor do Ano, desde que justifique a escolha de acordo com os critérios do Prémio (visão e estratégia, contributo para o ecossistema empreendedor nacional, liderança e gestão de equipa, crescimento e penetração internacional).
Até ao dia 28 de agosto serão recebidas todas as nomeações e, depois de terminada esta fase, a Startup Lisboa irá confirmar com todos os nomeados a sua intenção de concorrer.
Prémio criado em 2019
O Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano foi criado pela Startup Lisboa em 2019 para homenagear João Vasconcelos, o primeiro diretor executivo da incubadora, e para promover um espírito de iniciativa, fomentar e promover a inovação e valorizar os empreendedores de acordo com o potencial do seu negócio e perfil de liderança, homenageando também o papel fundamental de João Vasconcelos no crescimento do ecossistema.
O Prémio conta já com três vencedores das edições passadas: Daniela Braga, fundadora e CEO da Defined.ai e vencedora em 2019, André Jordão, fundador da Barkyn e vencedor em 2020, e Joana Rafael, fundadora da Sensei e vencedora em 2021.
O vencedor deste ano será selecionado por um júri a anunciar composto por stakeholders do ecossistema, incluindo os vencedores dos anos anteriores André Jordão e Joana Rafael, e recebe um montante de 10 mil euros.