50 Milionários: As três herdeiras do empresário Pedro Queiroz Pereira

As três discretas herdeiras de Pedro Queiroz Pereira mantiveram em 2024 a sua posição no ranking dos mais ricos da Forbes Portugal, ainda que o seu património tenha aumentado ligeiramente. O empresário, falecido em 2017, aos 69 anos, numa queda de um iate em Ibiza, deixou um importante grupo industrial às suas três filhas, Filipa,…
ebenhack/AP
As três filhas do falecido empresário Pedro Queiroz Pereira, Filipa, Mafalda e Lua, controlam um património de cerca de 924 milhões de euros, sustentado na Secil, Navigator e no Ritz Four Seasons.
Listas

As três discretas herdeiras de Pedro Queiroz Pereira mantiveram em 2024 a sua posição no ranking dos mais ricos da Forbes Portugal, ainda que o seu património tenha aumentado ligeiramente. O empresário, falecido em 2017, aos 69 anos, numa queda de um iate em Ibiza, deixou um importante grupo industrial às suas três filhas, Filipa, a mais velha, Mafalda e Lua, a mais nova. Embora não estejam na condução direta dos negócios nas empresas participadas são administradoras das holdings deixadas pelo pai.

Filipa, Mafalda e Lua Queiroz Pereira são as três herdeira de Pedro Queiroz Pereira, que juntas controlam um património de cerca de 924 milhões de euros.

Pedro Queiroz Pereira, embora já tenha nascido numa família abastada, construiu a pulso um império na área das cimenteiras e na indústria papeleira, sobretudo depois concorrer e ganhar a privatização da Secil, em 1994, e do grupo Portucel Soporcel – atualmente designado por Navigator Company -, em 2004. Estes são os dois principais ativos da família, embora haja outros, como a ETSA, para a área da sustentabilidade, a UTIS, para a transição energética, a Triangles, para a mobilidade elétrica, e até o emblemático Hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa.

Um grupo que já fatura 2,7 mil milhões de euros

As participações das três mulheres estão organizadas na Sodim e na Cimo, que detêm a larga maioria das ações da Semapa, holding de investimentos, constituída em 1991, e cotada em bolsa. A capitalização bolsista atual da Semapa está acima de 1,14 milhões de euros. No dia 2 de dezembro, data das avalições da Forbes Portugal, as ações da empresa cotavam a 13,86 euros, ligeiramente acima do valor da última avaliação, que estavam nos 13,60 euros.

Em 2023, o volume de negócios consolidado do Grupo Semapa foi de 2.706 milhões de euros, sendo que mais de 1,9 mil milhões resultou da área de pasta e papel, e quase 700 milhões da área do cimento. As exportações e vendas no exterior ascenderam a 1.997 milhões de euros, o que representou 73% do volume de negócios.

A revista Forbes Portugal lançou a sua lista na edição de dezembro/janeiro, agora em banca. Conheça também aqui a análise feita às maiores fortunas nacionais, a metodologia aplicada nas avaliações e também o top 10 das maiores fortunas nacionais.

Mais Artigos