50 Milionários: Luís Portela e valorização dos negócios da Bial

Luís Portela, fundador do grupo farmacêutico Bial, sediado na Trofa, distrito do Porto, entrou este ano para o top 25 dos mais ricos de Portugal segundo a avaliação da Forbes Portugal, com uma fortuna empresarial que quase duplica o valor contabilizado o ano no ano anterior. Passou da casa dos 393 milhões de euros para…
ebenhack/AP
Com uma avaliação de cerca de 742 milhões de euros, Luís Portela ocupa a 20º posição da lista dos mais ricos de Portugal, tendo subido consideravelmente face a 2023, devido à boa performance da Bial.
Listas

Luís Portela, fundador do grupo farmacêutico Bial, sediado na Trofa, distrito do Porto, entrou este ano para o top 25 dos mais ricos de Portugal segundo a avaliação da Forbes Portugal, com uma fortuna empresarial que quase duplica o valor contabilizado o ano no ano anterior. Passou da casa dos 393 milhões de euros para os 742 milhões de euros devido à boa performance financeira do grupo. A Bial Holding, com sede em Portugal agrupa 17 participações maioritárias em empresas ligadas à área farmacêutica entre as quais se destaca a Bial – Portela e Companhia. Esta empresa, responsável pela produção e desenvolvimento de medicamentos, registou um volume de negócios de cerca de 273 milhões de euros em 2023 e um EBITDA que mais que duplicou, atingindo os 71,4 milhões de euros.

Segundo a lista da Forbes Portugal, Luís Portela ocupa a 20ª posição dos portugueses mais ricos em 2024, com uma avaliação de cerca de 742 milhões de euros, tendo subido consideravelmente face a 2023, devido à boa performance da Bial.

A Bial, que já tem um produto patenteado à venda nas farmácias europeias e norte-americanas, o Zebinix (para o tratamento da epilepsia), conta já com quase um século de história. A sua génese está num pequeno laboratório fundado no Porto, pelo seu avô, Álvaro Portela, em 1924, por cima da farmácia onde trabalhava. O seu produto mais emblemático é o Reumon Gel e toda a sua gama.

Sob a gestão de Luís Portela, liderança que assumiu em 1979, o grupo cresceu consideravelmente ao longo dos anos. O grupo Bial, que exporta cerca de 67% da sua produção, mantém a sede em Portugal apesar de ter presença física em países como os Estados Unidos, Alemanha, Itália, Suíça, Espanha, entre outros. O empresário já passou o testemunho ao seu filho, António Portela, tendo-se afastado do dia a dia dos negócios, estando agora mais dedicado à Fundação Bial, da qual é presidente da Comissão Executiva. Criada em 1994, a fundação tem como missão incentivar o estudo científico do ser humano, especializada nos estudo de Neurociências e Parapsicologia, assumindo a gestão do Prémio Bial de Medicina Clínica. Luís Portela é médico de formação e recebeu vários prémios, destaques e certificações ao longo da sua carreira.

A revista Forbes Portugal lançou a sua lista na edição de dezembro/janeiro, agora em banca. Conheça também aqui a análise feita às maiores fortunas nacionais, a metodologia aplicada nas avaliações e também o top 10 das maiores fortunas nacionais.

Mais Artigos