Maria do Carmo Neves, co-fundadora e acionista do Grupo Tecnimede é, além de uma das mulheres mais ricas de Portugal, segundo a última lista da Forbes Portugal, também uma das Mais Poderosas nos Negócios. Isto porque está ligada ao nascimento de um grupo nacional na área da indústria farmacêutica, que tal como a Bial, de Luís Portela, beneficia da valorização crescente desta área de atividade, segundo o modelo aplicado para as avalições (metolologia em link abaixo).
A revista Forbes avaliou a fortuna empresarial de Maria do Carmo Neves em cerca de 395 milhões de euros, no final de 2024, colocando-a mais uma vez no ranking nacional dos 50 milionários, mantendo a 38ª posição.
O Grupo Tecnimede, além de Portugal, tem presença direta em mais cinco país: Espanha, Itália, Marrocos, Colômbia e Brasil, nos quais estabeleceu parcerias comerciais para a distribuição dos seus medicamentos.
Sediado em Sintra, o grupo Tecnimede, tem crescido substancialmente nos últimos anos, e é já uma multinacional, dada a sua expansão internacional. Maria do Carmo Neves co-fundou a companhia em 1980 com o seu marido, Jorge Ruas da Silva, médico de formação, que faleceu em 2022, aos 83 anos de idade. A empresária, que é também licenciada em Medicina e especialista na área de Pneumologia, é presidente do Conselho de Administração do grupo, é presidente da EqualMed (antiga APOGEN – Associação Portuguesa de Produtos Genéricos e Biossimilares, que mudou de nome no final do ano passado) e ainda é membro do Conselho Geral da CIP – Confederação Empresarial de Portugal.
O crescimento da Tecnimede acelerou nos últimos anos
O Grupo Tecnimede, composto por oito empresas distintas atua em todo o ciclo de vida do medicamento: investigação, desenvolvimento, produção e comercialização, e distribuiu os seus produtos para cerca de 100 mercados, para onde canaliza mais de 50% das vendas. Além de Portugal, tem presença direta em mais cinco país: Espanha, Itália, Marrocos, Colômbia e Brasil, nos quais estabeleceu parcerias comerciais para a distribuição dos seus medicamentos.
Detém também duas fábricas próprias, uma em Portugal e outra em Marrocos, e ainda um centro de Investigação e Desenvolvimento localizado em Torres Vedras, para onde canaliza cerca de 15% das suas receitas. Nesta importante área para o negócio da companhia, estão cerca de 90 pessoas a trabalhar. Porém, a equipa total já ultrapassa as 750 pessoas, divididas um pouco por todas as localizações onde tem operações. A Tecnimede tem habitualmente a decorrer cerca de 10 projetos de investigação por ano, e são mais de 440 as patentes pedidas e concedidas pelas empresas do grupo.
Maria do Carmo Neves, fundadora e acionista do Grupo Tecnimede, está posicionada na 38ª posição da lista de 2024 dos mais ricos do País, segundo a Forbes Portugal, com um património de 395 milhões de euros.
As duas unidades industriais acima referidas, a Atlantic Pharma e a Atlas Farm, têm capacidade para produzir anualmente qualquer coisa como 34 milhões de embalagens de medicamentos. A empresa, que tem quatro grandes áreas de negócio – Genéricos, Consummer Healthcare, Inovação e Hospitalar – desenvolveu e introduziu no mercado produtos farmacêuticos destinados ao tratamento de doenças como as cardiovasculares e metabólicas, as doenças do sistema nervoso e as doenças infeciosas. Conta já com um portfólio de mais de 130 produtos desenvolvidos internamente e gere mais de 4.300 Autorizações de Introdução no Mercado (AIM) a nível mundial.
A revista Forbes Portugal lançou a sua lista na edição de dezembro/janeiro, agora em banca. Conheça também aqui a análise feita às maiores fortunas nacionais, a metodologia aplicada nas avaliações e também o top 10 das maiores fortunas nacionais.