Tal como a família Silva Domingues, também Carlos Moreira da Silva, outrora braço direito de Belmiro Azevedo nos negócios da Sonae, viu a sua posição no ranking da Forbes Portugal subir ao top 10, na avaliação de 2024. Isto porque o empresário quase multiplicou o valor do seu património, que passou agora para a fasquia dos 1,6 mil milhões de euros.
O empresário do Norte é proprietário, em parceria com a família Silva Domingues, do império do vidro, a BA Glass Group, que comprou, em 2004, à Sonae, através de um processo de MBO (Management Buy Out – processo de aquisição da empresa pelos seus quadros).
Carlos Moreira da Silva, dono de parte da BA Glass e da Cerealis, na nona posição do ranking das famílias mais ricas de Portugal, foi avaliado em cerca de 1.613 milhões de euros, no final de 2024.
Especialista na produção de embalagens de vidro, como garrafas e frascos – produz mais de 9 mil milhões ao ano – o grupo registou receitas de 1,5 mil milhões de euros em 2023, e um EBITDA de 525 milhões de euros. Este indicador cresceu cerca de 200 milhões de euros entre 2022 e 2023, sinal de que a atividade operacional está a gerar mais resultados. O grupo tem atualmente 12 fábricas em sete países e emprega qualquer coisa como 3.700 pessoas.
É através das holdings Teak Capital e Fim dos Dia SGPS, que Carlos Moreira da Silva, gere as suas participações acionistas no grupo e outros negócios. Em 2023, a Teak Capital e a Tangor Capital, da família Silva Domingues, adquiriram um grupo industrial italiano especializado no fabrico de portas de vidro para máquinas de lavar e de secar, aumentando assim o seu portfolio empresarial.
As duas famílias são ainda donas, em parceria, do grupo Cerealis, empresa industrial sediada na Maia e que detém marcas de massas alimentícias como a Nacional e a Milaneza.
A revista Forbes Portugal lançou a sua lista na edição de dezembro/janeiro, agora em banca. Conheça também aqui a análise feita às maiores fortunas nacionais, a metodologia aplicada nas avaliações e também o top 10 das maiores fortunas nacionais.