50 Milionários: Conheça a fortuna dos irmãos Costa Leite

A família Costa Leite, que agrega os negócios de três irmãos Arlindo, Humberto e Gabriela Costa Leite, herdeiros de Álvaro Pinho Costa Leite, está mais uma vez presente na lista dos mais ricos da Forbes Portugal. Segundo a avaliação da revista, o valor do património empresarial da família rondaria os 433 milhões de euros em…
ebenhack/AP
Os três irmãos Costa Leite detêm atualmente um património avaliado em cerca de 433 milhões de euros, estando posicionados na 33ª posição da lista dos 50 Milionários nacionais de 2024
Listas

A família Costa Leite, que agrega os negócios de três irmãos Arlindo, Humberto e Gabriela Costa Leite, herdeiros de Álvaro Pinho Costa Leite, está mais uma vez presente na lista dos mais ricos da Forbes Portugal. Segundo a avaliação da revista, o valor do património empresarial da família rondaria os 433 milhões de euros em dezembro de 2024, data da avaliação, que teve por base os resultados de 2023.

A família é dona do Grupo Vicaima, sediado em Vale de Cambra, e da Almina, a empresa que explora as minas de Aljustrel, e que partilha com os Carlos e Jorge Martins, fundadores e acionistas da Martifer. Os negócios são encabeçados por Arlindo Costa Leite, presidente da Vicaima, indústria que produz soluções de portas de interior, aros, roupeiros, painéis e peças para mobiliário customizadas.

Posicionados na 33ª posição da lista dos 50 Milionários nacionais de 2024, os três irmãos Costa Leite foram avaliados em cerca de 433 milhões de euros pela revista Forbes Portugal.

A empresa assume-se como um dos maiores players europeus nesta atividade, exportando para 30 mercados a nível mundial, mantendo a sede em Portugal. Tem unidades de negócios em Espanha e no Reino Unido. A terceira geração já entrou no negócio, sendo que o filho de Arlindo, Tomás Costa Leite está já a liderar uma das empresas do grupo, a Globaldis.

A origem da fortuna familiar

Nascido em 1932 e falecido em 2009, Álvaro Pinho Costa Leite foi o fundador da Vicaima e esteve na base da criação do Finibanco, em 1993, e ainda do BCP. Era o irmão mais velho do também empresário Ilídio Pinho, que fundou a Colep, empresa que embalagens metálicas e de plástico, que pertence atualmente ao universo do Grupo RAR, e é ainda dono da IP Holding.

Álvaro Pinho Costa Leite estabeleceu há mais de 60 anos as bases do grupo industrial na sua terra natal, com o objetivo de comercializar materiais para a carpintaria e construção civil. Anos mais tarde dedica-se ao fabrico de portas, e o negócio foi crescendo e diversificando. A Vicaima Indústria integra hoje a holding Vicaima Madeiras SGPS atuando em setores como a hotelaria, habitação, educação, saúde e comércio. Os três irmão são ainda acionistas da APCL – Herança Indivisa, onde se agregam os ativos deixados pelo pai.

Além destes negócios, a família Costa Leite entrou ainda na exploração de minérios, ao comprar, em finais de 2008 a mina de Aljustrel, no Alentejo, inicialmente para a produção de concentrados de cobre. Depois de um investimento de 70 milhões de euros, passou a produzir concentrado de chumbo e atualmente produz, além destes dois minérios, também zinco. No seu conjunto, o Grupo Almina Holding ocupa cerca de mil colaboradores.

A revista Forbes Portugal lançou a sua lista na edição de dezembro/janeiro, agora em banca. Conheça também aqui a análise feita às maiores fortunas nacionais, a metodologia aplicada nas avaliações e também o top 10 das maiores fortunas nacionais.

Mais Artigos