Na edição de Agosto/Setembro da FORBES Angola noticiámos que Zito Luvumbo é o jogador mais valioso do campeonato interno e a sua transferência para um clube do Girabola ZAP estava avaliada em 700 milhões de kwanzas. O jogador vai ser transferido para uma equipa da Série A, campeonato italiano, no valor global de 1,3 milhões de euros.
Fonte ligada ao processo explica à FORBES que, no imediato, o clube 1º de Agosto de Angola encaixa 800 mil euros com a venda, e o resto do valor está a depender do cumprimento de objectivos do atleta mais 15% do montante em caso de uma futura venda a um valor mais alto.
Dito de outro modo, se o atleta apresentar um bom desempenho ou for vendido a 20 milhões de euros, por exemplo, o clube 1º de Agosto receberá 3 milhões de euros.
“De imediato, o 1º de Agosto encaixou, com a venda de Zito Luvumbo, 800 mil euros e depois tem os objectivos, cujo valor totaliza 1,3 milhões de euros. Se o 1º de Agosto não ficasse com a percentagem da futura venda, o Cagliari Calcio pagaria agora 2 milhões de euros”, revela a fonte, que considera um negócio muito bem concretizado e favorável para o jogador e para os dois clubes envolvidos.
Com a transferência para Itália, Zito Luvumbo deixa de ser o jogador mais valioso do Girabola ZAP e entra agora na lista dos jogadores angolanos mais valiosos a actuarem no estrangeiro.