É já hoje que começa o World Wellness Weekend (WWW), evento que se vai prolongar até domingo, dia 17. Trata-se de uma organização global, que já vai na sua sétima edição, e que decorre em 150 países em simultâneo, sendo dedicado exclusivamente à promoção da saúde e do bem-estar. O mote deste evento é inspirar e capacitar as pessoas a fazerem as suas escolhas de forma mais saudável, usufruindo de um estilo de vida mais ativo.
Segundo o último relatório do Global Wellness Institute, o mercado mundial de wellness, que caiu em 2020 devido à pandemia, deverá recuperar a um ritmo de 5% a 10% até 2025, atingindo nesta data um valor global de 6,5 biliões de euros. Atualmente, este mercado representa cerca de 5,1% do PIB mundial. O mercado norte-americano é o maior consumidor de wellness, com uma fatia de 28% do total das receitas, seguindo-se a China, com 12%.
Segundo a organização deste evento global, esta é a mais completa celebração de atividades de saúde e bem-estar a nível mundial e reúne profissionais de turismo, do wellness, do fitness e da beleza, em todo o mundo.
Organizado em parceria com o United Nations Global Sustainability Index Institute, o WWW incentiva cidades, regiões de turismo, grupos, associações, federações, a organizarematividades de bem-estar gratuitas, divertidas e criativasno terceiro fim de semana de setembro, mesmo antes do Equinócio, quando o dia e a noite são iguais, como símbolo da Harmonia entre o Trabalho e a Vida.
Os cinco pilares do wellness
Este evento integra cinco pilares fundamentais: o sono e a criatividade; a nutrição e imunidade; a vitalidade e o movimento; a serenidade e o mindfulness; e por fim, o propósito e solidariedade.
Liliana Ferreira, embaixadora deste evento em Portugal, explica: “Enquanto embaixadora do World Wellness Weekend em Portugal, convidei profissionais da área da saúde e bem-estar a participar, oferecendo uma atividade à escolha para a comunidade. Vamos ter desde terapias holísticas, sessões de fitness ao ar livre, caminhadas, concertos de taças tibetanas e gongos, hidroginástica, sessões de watsu, pilates, meditação para crianças, yoga, zumba, coaching, Workshops para aprender mais sobre técnicas específicas de massagem, cuidados com o rosto e corpo, alongamentos e aromaterapia”. Acrescenta ainda que, além destas atividades presenciais, existem também atividades realizadas online.
Para participar deve consultar o Mapa Internacional do Wellness, onde se encontram as informações sobre os eventos e atividades planeadas nos vários países, bem como os contactos.