A start-up Didimo, especialista no desenvolvimento de humanos digitais de alta fidelidade, anunciou ter contratado o veterano Peter Alau, que integra a equipa executiva como Senior Business Development Director.
“A experiência de Alau no setor vai impulsionar o crescimento da tecnologia para que consiga satisfazer as necessidades da indústria e ajudar os criadores de jogos a povoar os mundos digitais com mais personalização e maior eficiência”, refere a Didimo.
Alau tem uma vasta experiência em game design, desenvolvimento de tecnologia e concessão de licenças em marcas como, por exemplo, a Sony (PlayStation), Electronic Arts, Linden Lab (Second Life) e GameSpy.
Este crescimento surge após uma ronda de investimento série A de 7,150 milhões de dólares, que será alocada à plataforma patenteada da Didimo, baseada na cloud. Deste modo, a start-up permite que os developers criem avatares humanos digitais de alta fidelidade, totalmente animados e personalizados em 60 segundos.
Percurso de Peter Alau
Alau chega à Didimo vindo da empresa de inteligência artificial Spectrum Labs, onde atuou como diretor sénior de desenvolvimento de negócios e inteligência. Também ocupou cargos de diretor sénior de desenvolvimento de negócios, diretore vice-presidente em várias empresas, incluindo a criadora de videogames Digital Extremes.
Antes das suas funções de desenvolvimento de negócios sénior, Alau foi gestor de contas sénior na IGN Entertainment, uma empresa de media focada em videogames e entretenimento. Em 2005, trabalhou na Electronic Arts como responsável de contas no departamento de tecnologia global.
De 1996 a 2001, Alau foi diretor técnico de contas na Sony Computer Entertainment America, onde foi a principal fonte de informações técnicas para o desenvolvimento de títulos da PS/PS2. Depois de deixar a Sony, Alau ingressou na Linden Lab, a empresa que lançou o popular jogo de realidade virtual Second Life, como gestor desta comunidade.
“O parecer do Peter sobre a indústria dos videojogos vai contribuir imenso para a evolução da plataforma e capacidades da Didimo”, refere Jim Franzen, Chief Marketing Officer da Didimo.
Jim Franzen, Chief Marketing Officer da Didimo sublinha que a “visão crítica [de Peter Alau] sobre as nuances que são fundamentais para um game designer e sobre o potencial da implementação de gémeos digitais na experiência do jogador e no processo de desenvolvimento de um jogo serão fundamentais. A próxima fase da Didimo será imperdível.”
Já Peter Alau destaca que “com a Didimo as empresas podem oferecer experiências digitais imersivas e personalizadas – algo que vai mudar a forma como olhamos para o crescimento do envolvimento e lealdade da comunidade. Estamos a possibilitar os designers com estas funcionalidades para que possam desenvolver videojogos personalizados para o metaverso, à escala”.
A plataforma da Didimo foi concebida para que os estúdios de videojogos consigam facilmente criar gémeos digitais personalizados do utilizador e de non-playable characters (NPCs) à velocidade e à escala necessária.
Alguns dos clientes e parceiros atuais da Didimo incluem a NOS Comunicações, Ceek, Soleil Game Studies e a Sony.
Estas vantagens significam que ao utilizar a plataforma da Didimo os game designers podem gerar milhares de NPCs em poucas horas. Todas as ferramentas e funcionalidades estão equipadas com os padrões da indústria como Mixamo, ARKit, Amazon Polly, entre outros, o que leva a uma construção rápida e personalizada, o que, por sua vez, impacta positivamente a rentabilidade e a eficiência deste processo.